Ralis

WRC: Sebastien Ogier fecha o ano com oitava vitória da temporada

OgierGraBretanha314OgierGraBretanha314 600Sebastien Ogier concluiu a época no campeonato do mundo de ralis (WRC) com a sua oitava vitória da temporada, ao impor-se concludentemente no Rali da Grã-Bretanha/País de Gales.

O agora bicampeão do mundo geriu a sua vantagem depois da saída de estrada do seu rival e companheiro de equipa Jari-Matti Latvala no segundo dia de prova.

No terceiro e último dia de rali Sebastien Ogier tinha apenas que gerir quase um minuto de diferença que tinha para Mikko Hirvonen nas quatro derradeiras classificativas.

HirvonenGraBretanha314 600O finlandês da M-Sport, apostado em fazer a sua despedida do WRC em beleza, aproveitou essa gestão de vantagem por parte do francês da Volkswagen para se aproximar do líder e terminar a menos de 40 segundos de Ogier.

Mas a grande novidade desta última tirada foi mesmo a disputa da terceira posição, que parecia já sorrir a Kris Meeke. Só que o britânico da Citroën deu um toque e danificou uma roda do seu DS3 WRC e perdeu um minuto e qualquer possibilidade de subir ao pódio.

 Quem agradeceu o infortúnio de Meeke foi o seu companheiro de equipa, Mads Ostberg, que depois das dificuldades sentidas no primeiro dia nunca baixou os braços e viu recompensado o seu esforço.

Thierry Neuville também beneficiou o percalço de Kris Meeke para levar o melhor dos Hyundai ao quarto posto e Eflyn Evans, para concluir no top cinco aos comandos do segundo Ford Fiesta WRC da M-Sport.

LatvalaGraBretanha314 600No entanto quem brilhou mais neste último dia foi mesmo Jari-Matti Latvala, que prosseguiu a sua grande recuperação do atraso da véspera vencendo todas as classificativas desta derradeira etapa, embora não evitando terminar apenas no oitavo posto.

Classificação final

1.º Sebastien Ogier/Julien Ingrassia (Volkswagen) 3h03m08,2s

2.º Miko Hirvonen/Jarmo Lehtinen (Ford) + 37,6s

3.º Mads Ostberg/Jonas Andersson (Citroën) + 1m03,6s

4.º Thierry Neuville/Nicolas Gilsoul (Hyundai) + 1m14,9s

5.º Elfyn Evans/Daniel Barritt (Ford) + 1m24,3s

6.º Kris Meek/Paul Nagle (Citroën) + 2m03,0s

7.º Ott Tanak/Rudi Molder (Ford) + 2m29,7s

8.º Jari-Matti Latvala/Mika Anttila (Volkswagen) + 2m47,5s

9.º Martin Prokop/Jan Tomanek (Ford) + 3m43,3s

10.º Hayden Paddon/John Kennard (Hyundai) + 3m48,5s

0Shares

Mais partilhadas da semana

Subir