Ralis

WRC: Sebastien Ogier constrói vantagem no México

Sebastien Ogier mexico2014Sebastien OgierO campeão do Mundo arrancou para a dura tirada com pouco mais de um segundo de vantagem, pelo que se previa uma interessante luta inicial pela liderança. O que efetivamente veio a suceder, e embora no primeiro troço do dia Ogier conseguisse aumentar ligeiramente a diferença para Mads Ostberg, a verdade é que o norueguês da Citroën surgiu apostado a tornar a vida bem complicada ao francês da Volkswagen.

Depois de ganhar três segundos ao seu adversário na terceira classificativa, Ostberg repetiu o feito na seguinte, embora no quinto troço Ogier tenha respondido ao norueguês, que terminava a manhã no comando do rali.

Obviamente que o campeão do Mundo não estava pelos ajustes e na sexta especial ganhava mais de dois segundos a Ostberg. A partir dessa altura Sebastien Ogier começou a afirmar a sua autoridade, ‘cavando’ mais de 17 segundos para o escandinavo da Citroën.

Depois o francês repetiu o feito no oitavo troço, com quase mais quatro segundos ganhos ao seu adversário, para permitir que o seu companheiro de equipa Jari-Mattia Latvala se impusesse na nona classificativa, antes de se voltar a impor na penúltima especial.

Mads Ostberg mexico2014 600Ostberg ainda ganhou a derradeira classificativa do dia, mas recuperou somente 1,3 segundos ao seu rival, fixando a diferença entre os dois primeiros em mais 26 segundos. Um pouco mais atrás, no terceiro posto, mas a já a mais de 40 segundos, está Jari-Matti Latvala, devendo o finlandês preocupar-se a garantir o último lugar do pódio e um bom resultado de conjunto para a Volkswagen.

Pelo caminho ficaram já Andreas Mikkelsen, que abandonou ainda na fase matinal, saindo de estrada com o terceiro Polo R WRC oficial, e Mikko Hirvonen, que desistiu na oitava especial quando lutava pelo terceiro posto com Latvala, devido a problemas elétricos no seu Ford Fiesta WRC.

A Citroën também ficou com menos um carro, depois de Kris Meeke ser forçado a claudicar com problemas na suspensão do seu DS3 WRC. O que acabou por permitir a Robert Kubica ascender ao quarto lugar.

Eflyn Evans mexico2014 600Infelizmente o polaco acabaria por capotar na última classificativa do dia, promovendo assim o britânico Elfyn Evans ao quarteto da frente, tal como Thierry Neuville à quinta posição. O belga é o melhor dos pilotos da Hyundai, cujos dois i20 WRC conseguiram terminar a tirada, apesar de Chris Atkinson estar num longínquo oitavo posto.

Classificação após a 11.ª Pe

1.º Sebastien Ogier/Julien Ingrassia (Volkswagen) 1h46m25,3s
2.º Mads Ostberg/Jonas Andersson (Citroën) + 26,1s
3.º Jari-Matti Latvala/Miika Anttila (Volkswagen) + 42,5s
4.º Elfyn Evans/Daniel Barritt (Ford) + 2m28,7s
5.º Thierry Neuville/Nicolas Gilsoul (Hyundai) + 2m30,2s
6.º Martin Prokop/Jan Tománek (Ford) + 3m31,1s
7.º Benito Guerra/Bernardo Rosada (Ford) + 5m06,0s
8.º Chris Atkinson/Stéphane Prévot (Hyundai) + 6m32,8s
9.º Youri Protasov/Piotr Cherepin (Ford) + 7m39,1s
10.º Luca Bertelli/Mittia Dotta (Ford) + 12m00,7s

Em destaque

Subir