Ralis

WRC: Sebastien Ogier a um passo da vitória no México

ogier mexico 210ogier mexicoSebastien Ogier está a apenas duas classificativas de vencer o Rali do México, depois de ter dilatado a sua vantagem no comando no decorrer da segunda etapa do evento.

O campeão do Mundo iniciou a tirada completamente ao ataque, como se esperava, e de imediato foi alargando a sua diferença para os seus mais diretos adversários, nomeadamente Mads Ostberg, iniciou a etapa a pouco mais de 20 segundos de Ogier.

Tarefa que ficou desde logo facilitada com o abandono do norueguês da Citroen na maior classificativa do dia – com mais de 50 quilómetros de extensão – depois da suspensão do seu DS3 WRC ter cedido, como consequência do toque violento dado numa curva do troço anterior.

A partir dessa altura a luta pela vitória passou a jogar-se entre os dois homens da Volkswagen, com Sebastien Ogier a deter já mais de 40 segundos de vantagem sobre Jari-Matti Latvala.

O francês – apesar de um susto no último troço, em que quase capotou o seu Polo R WRC – ganhou cinco das sete especiais que compunham a tirada, contra apenas uma do finlandês, que acabou por se render à evidência de ser incapaz de travar o seu companheiro de equipa, já que no final do dia mais de um minuto separaram os dois pilotos da Volkswagen.

neuville mexicoDesta forma o interesse da prova passou a jogar-se na discussão pelas posições secundárias, ainda que bem cedo na tirada Thierry Neuville fizesse o suficiente para deixar Elfyn Evans para trás e deixar a Hyundai perto de conseguir o primeiro pódio de um i20 WRC.

Num dia que viu Robert Kubica protagonizar o seu segundo acidente do fim-de-semana, Neuville não venceu nenhuma classificativa, mas rapidamente foi ganhando vantagem sobre o galês da M-Sport, conseguindo ‘cavar’ uma diferença de quase 50 segundos sobre Evans.

hirvonen mexicoAo abrigo da regra super rali, Mikko Hirvonen e Kris Meeke voltaram à prova depois dos problemas da véspera e deverão assegurar alguns pontos, já que o finlandês da M-Sport terminou o dia no nono posto, atrás de Chris Atkinson no segundo Hyundai e à frente do inglês da Citroën.

Classificação após a 18.ª Pe

1.º Sebastien Ogier/Julien Ingrassia (Volkswagen) 3h36m42,2s

2.º Jari-Matti Latvala/Miika Anttila (Volkswagen) + 1m00,3s

3.º Thierry Neuville/Nicolas Gilsoul (Hyundai) + 4m37,0s

4.º Elfyn Evans/Daniel Barritt  (Ford) + 5m24,0s

5.º Martin Prokop/Jan Tománek (Ford) + 8m02,5s

6.º Benito Guerra/Bernardo Rosada (Ford)  + 10m33,6s

7.º Chris Atkinson/Stéphane Prévot (Hyundai) + 12m18,3s

8.º Miko Hirvonen/Jarmo Lehtinen (Ford) + 16m09,4s

9.º Kris Meeke/Paul Nagle (Citroën) + 17m18,9s

10.º Youri Protasov/Piotr Cherepin (Ford) + 17m35,5s

Em destaque

Subir