Ralis

WRC: Sebastien Loeb consegue 70.ª vitória na Argentina

rali_sebastian_loeb3Sebastien Loeb conseguiu a sua 70.ª vitória no Campeonato do Mundo de Ralis na Argentina, após uma prova que o francês e a Citroën dominaram por completo, perante o descalabro dos pilotos da rival Ford.

O oito vezes campeão do Mundo pode ter começado a prova sul-americana de uma forma algo atribulada, com três piões no decorrer da primeira etapa, mas depois soube recuperar e cimentar a liderança, face à marcação cerrada do seu companheiro de equipa Mikko Hirvonen, que com a sua segunda posição deu à Citroën uma merecida dobradinha.

A mudança de afinações nos dois DS3 WRC oficiais foi determinante para o domínio de Loeb e Hirvonen, que no final do segundo dia estavam separados por menos de oito segundos na frente do rali.

E depois de uma coluna de direcção partida no Ford Fiesta de Petter Solberg, as coisas ficaram ainda mais fáceis para os pilotos da marca francesa quando Daniel Sordo abandonou à entrada para a derradeira classificativa da prova.

Foi um rude golpe nas aspirações do construtor americano, pois ao espanhol – chamado para substituir o lesionado Jari-Matti Latvala – pedia-se apenas que terminasse no último lugar do pódio e desse alguns pontos à Ford.

Com a desistência de Sordo o vencedor do Rali de Portugal, Mads Ostberg, viu-se promovido à terceira posição e ao lugar de melhor piloto Ford, ainda que o seu Fiesta seja o da equipa semi-oficial Adapta.

Atrás do norueguês o restante top dez compôs-se com cinco pilotos que regressaram à prova mercê do sistema super rali, três deles beneficiando do abandono de Armindo Araújo na antepenúltima classificativa, devido a problemas de direcção no Mini John Cooper Works WRC.

Classificação final

1.º Sebastien Loeb/Daniel Elena (Citroën DS3 WRC) 5h34m38,8s
2.º Mikko Hirvonen/Jarmo Lehtinen (Citroën DS3 WRC) +15,2s
3º Mads Ostberg/Ola Floene (Ford Fiesta WRC) +3m10,4s
4.º Martin Prokop/Martin Hrúza (Ford Fiesta WRC) +9m45,3s
5.º Thierry Neuville/Nicolas Gilsoul (Citroën DS3 WRC) +11m17,6s
6.º Petter Solberg/Chris Patterson (Ford Fiesta WRC) +12m02,2s
7.º Sebastien Ogier/Julien Ingrassia (Skoda Fabia S2000) +12m25,3s
8.º Evgeny Novikov/Denis Giraudet (Ford Fiesta WRC) +21m10.2s
9.º Nasser Al-Attiyah/Giovanni Bernacchini (Citroën DS3 WRC) +28m22,6s
10.º Ott Tanak/Kundar Sikk (Ford Fiesta WRC) +37m19,5s

Em destaque

Subir