Ralis

WRC: Sebastien Ogier a um passo de um novo título mundial

OgierEspanha214OgierEspanha214 600Sebastien Ogier ficou mais perto de se sagrar novamente campeão do mundo, depois de ter mantido uma confortável vantagem na liderança do Rali de Espanha, penúltima prova do campeonato do mundo (WRC).

No segundo dia de prova o francês da Volkswagen teve de se aplicar, para controlar a diferença para Jari-Matti Latvala, que completamente ao ataque venceu quatro das seis classificativas e encurtou a margem entre os dois primeiros para pouco mais de 27 segundos.

O finlandês da Volkswagen desferiu o seu ataque logo nos primeiros quilómetros a tirada, mas os cinco segundos perdidos por Ogier permitem ao campeão do mundo pensar já no cetro, pois já se percebeu que pode controlar a diferença no último dia e obter a vitória que lhe garante o triunfo no campeonato a uma prova do final do mesmo.

“Tinha que manter a pressão, mesmo sabendo que se ele (Ogier) não cometesse um erro não poderia fazer nada para lhe roubar o comando do rali. Por isso ataquei o dia todo”, admitiu Latvala no final do dia.

HirvonenEspanha214 600Atrás dos dois primeiros é que sucederam granes alterações com os atrasos de Andreas Mikkelsen e de Mads Ostberg, que permitiram a ascenção de Mikko Hirvonen ao terceiro posto, enquanto Dani Sordo, a contas com uma fuga de óleo perdeu também algum terreno para o finlanês da M-Sport.

Se para o espanhol da Hyundai a quarta posição é ainda possível, o meio minuto e diferença entre Hirvonen e Ostberg deverá permitir ao finlandês garantir o último lugar do pódio.

Bernardo Sousa, que tinha danificado bastante o seu Ford Fiesta R5 voltou à prova ao abrigo da regra Rali 2, mais para rodar do que para conseguir qualquer resultado em WRC2.

Classificação após a 13.ª PE

1.º Sebastien Ogier/Julien Igrassia (Volkswagen) 3h04m14,5s

2.º Jari-Matti Latvala/Mikka Anttila (Volkswagen) + 27,3s

3.º Mikko Hirvonen/Jarmo Lehtinen (Ford) + 1m18,6s

4.º Mads Ostberg/Jonas Andersson (Citroën) + 1m48,3s

5.º Dani Sordo/Marc Marti (Hyundai) + 2m10,4s

6.º Thierry Neuville/Nicolas Gilsoul (Hyundai) + 3m36,1s

7.º Andreas Mikkelsen/Ola Floene (Volkswagen) + 3m48,2s

8.º Martin Prokop/Jan Tomanek (Ford) + 7m31,0s

9.º Hayden Paddon/John Kennard (Hyunai) + 8m28,5s

10.º Yuriy Protasov/Pavlo Cherepin (Ford) + 9m50,6s

Em destaque

Subir