Ralis

WRC: Ogier sai de estrada e deixa Latvala a liderar o Rali da Alemanha

latvala alemanha dia2latvala alemanha dia2 510Jari-Matti Latvala assumiu o comando do Rali da Alemanha no decorrer do segundo dia de prova, depois da saída de estrada na primeira classificativa do dia de Sebastien Ogier, o grande dominador da primeira tirada.

Um despiste que danificou a dianteira do Volkswagen Polo R WRC do francês, e que adia a celebração do título mundial, que poderia garantir na prova germânica caso vencesse.

“Apenas dois quilómetros após a partida fomos surpreendidos pela humidade num ponto de travagem. Não o esperávamos porque não o tínhamos nas notas. Estava seco em todo lado menos naquele ponto. Virei completamente à direita nesta curva e bati contra um pequeno passeio o que danificou a dianteira esquerda”, explicou Sebastien Ogier referindo-se ao acidente.

“Tentamos continuar mas o carro estava difícil de guiar e, francamente, também era um pouco perigoso. Acabamos por parar na classificativa seguinte ao encontrarmos uma pequena cratera, que foi demasiado para a roda”, acrescentou o líder do campeonato do Mundo.

Latvala, que seguia na perseguição a Ogier, herdou então a liderança, mas Thierry Neuville não deu tréguas ao finlandês, que teve de se aplicar para manter o seu rival à distância. O belga chegou a estar a dois segundos da liderança, até problemas no seu Ford Fiesta WRC o fazerem perder mais uns segundos para o nórdico da Volkswagen.

neuville alemanha dia2 510

“Não foi nada fácil esta etapa, sobretudo depois do Ogier ter ficado de fora. O Thierry deu bastante luta. Mas realizamos alterações no carro que ficou muito bom e mais agradável de guiar”, afirmou Jari-Matti Latvala no final da tirada.

Embora Sebastien Ogier possa voltar à prova utilizando o sistema Rally 2, de modo a pontuar na Power Stage no domingo, não é crível que possa concluir o rali nos pontos. Algo que parece perfeitamente ao alcance dos pilotos da Citroën, Dani Sordo e Mikko Hirvonen, que com a desistência do francês da Volkswagen passaram a ocupar os terceiro e quarto lugares.

Mads Ostberg, no segundo Ford Fiesta da M-Sport, e Martin Prokop fecham o top seis, mas dificilmente podem aspirar ao pódio, dado os mais dois minutos de atraso que o norueguês tem para o líder, que no caso do checo é superior a quatro minutos.

Classificação

1.º Jari-Matti Latvala/Mikka Antilla (VW Polo R WRC) 1h38m04.1s
2.º Thierru Neuville/Nicolas Gilsoul (Ford Fiesta WRC) +7,3s
3.º Dani Sordo/Carlos del Barrio (Citröen DS3 WRC) +26,3s
4.º Mikko Hirvonen/Jarmo Lehtinen (Citröen DS3 WRC) +47,6s
5.º Mads Östberg/Jonas Andersson (Ford Fiesta WRC) +2m12,3s
6.º Martin Prokop/Marek Ernst (Ford Fiesta WRC) +4m17,6s
7.º Nasser Al-Attiyah/G. Bernacchini (Ford Fiesta WRC) +4m52,1s
8.º Robert Kubica/Maciej Baran (Citröen DS3 RRC) +4m59,5s

Em destaque

Subir