Ralis

WRC: Ogier lidera na abertura do Rali da Alemanha

OgierAlemanha210OgierAlemanha2Sebastien Ogier Jari-Matti Latvala e Thierry Neuville protagonizaram o duelo do primeiro dia do Rali da Alemanha, onde o francês da Volkswagen levou a melhor sobre o belga da M-Sport, prometendo uma luta intensa para a segunda jornada da prova, a realizar esta sexta-feira.

Numa curta tirada com apenas duas classificativas, Ogier procurou desde logo marcar a sua autoridade num rali onde é o grande favorito, conseguindo ganhar mais de quatro segundos a Latvala no primeiro troço e quase 10 a Neuville.

Depois na segunda especial o líder do campeonato do Mundo ganhou mais de um segundo ao finlandês da Volkswagen, que parte para o segundo dia a menos de seis segundos do francês da Volkswagen. Um duelo pelo comando extensível também ao belga da M-Sport, que está a pouco mais de uma dezena de segundos de Sebastien Ogier.

Caso vença na Alemanha Ogier garante desde já o título mundial, mas o francês da Volkswagen prefere não pensar muito nisso, tanto mais que o primeiro dia não foi fácil.

“Foi difícil encontrar um bom acerto, com alguma subviragem que não me deixou muito à vontade. Mas não correu mail. Vamos tentar melhorar algumas coisas na afinação do carro, porque está difícil de guiar assim”, afirmou o líder do rali.

Também Neuville se queixou do comportamento do seu Ford Fiesta WRC, ainda que o belga não se possa queixar muito, tendo em vista o acidente que colocou fora de prova o seu companheiro de equipa Evgeny Novikov. É que o russo não evitou bater com toda a força numas árvores na primeira classificativa.

NovikovAlemanha1“Penso que estava a forçar demasiado o andamento por causa destes pneus, que estavam demasiado frios. Estava apenas no começo da especial e cometi um erro na travagem. Travei demasiado tarde e saí de estrada. Não havia ali ninguém que nos ajudasse e tivemos que ficar por ai”, explicou Novikov.

Atrás do trio da frente Dani Sordo limitou-se a seguir os três primeiros, perdendo mais de 20 segundos para o líder. Sem surpresa o espanhol da Citroën mostrou mais à vontade nos pisos de asfalto alemães do que o seu companheiro de equipa Mikko Hirvonen, quinto a mais de 25 segundos de Ogier.

Mads Ostberg fechou o top seis, sentindo também ele pouca confiança no seu Ford Fiesta nos pisos de asfalto. Situação que se pode repetir nos troços do segundo dia, a realizar no meio da região vinícola do sul da Alemanha.

Classificação

1.º Sebastien Ogier/Julien Ingrassia (VW Polo R WRC) 19m33,2s
2.º Jari-Matti Latvala/Mikka Anttila (VW Polo R WRC) +5,7s
3.º Thierry Neuville/Nicolas Gilsoul (Ford Fiesta WRC) +12,7s
4.º Dani Sordo/Carlos del Barrio (Citroën DS3 WRC) +20,5s
5.º Mikko Hirvonen/Jarmo Lehtinen (Citroën DS3 WRC) +25,7s
6.º Mads Ostberg/Jonas Andersson (Ford Fiesta WRC) +30,6s
7.º Nasser Al-Attiah/Giovanni Bernacchini (Ford Fiesta WRC) +41,4s
8.º Martin Prokop/Martin Ernst (Ford Fiesta WRC) +45,6s
9.º Robert Kubica/Maciej Baran (Citroën DS3 RRC) +59,8s
10.º Sepp Wiegand/Frank Kristian (Skoda Fabia S2000) +1m23,0s

Em destaque

Subir