Ralis

WRC: Ogier e Latvala em duelo no primeiro dia do Rali da Grã-Bretanha

OgierGraBretanha114OgierGraBretanha114 600Sebastien Ogier e Jari-Matti Latvala protagonizaram o duelo que se esperava pela liderança do Rali da Grã-Bretanha/País de Gales, última prova do campeonato do mundo da especialidade (WRC), que se iniciou esta sexta-feira.

Os dois pilotos da Volkswagen terminaram o primeiro dia do evento separados por pouco mais de seis segundos, no termo de uma jornada plena de emoção, apesar de Ogier já se ter sagrado campeão do mundo no rali anterior.

Talvez por isso mesmo o francês e o finlandês entregaram-se completamente à luta sem pressões que não a de tentar vencer a prova. E se nas primeiras especiais Mads Ostberg, Mikko Hirvonen e Kris Meeke ainda se intrometeram nesta luta, na parte da tarde tudo mudou, e Ogier e Latvala deixaram a restante concorrência para trás.

O francês da Volkswagen impos-se em cinco das oito especiais disputadas com o seu companheiro de equipa finlandês a ganhar as restantes, justificando os mais de um minuto que separam o duo do terceiro classificado, que é Hirvionen, na prova em que coloca um ponto final na sua carreira no WRC.

OsbtergGraBretanha114 600Mads Ostberg manteve uma luta pelo terceiro posto com o finlandês da M-Sport enquanto pôde, já que o norueguês foi ficando cada vez mais frustrado com a deterioração do comportamento do seu Citroën DS3 WRC acabando por cair para a quinta posição.

Quem beneficiou dos problemas de Ostberg foi o seu companheiro de equipa Kris Meeke, apesar de uma penalização de 10 segundos por falsa partida na primeira classificativa.

NeuvilleGraBretanha114 600Thierry Neuville não começou o rali muito bem, mas aos poucos foi-se aproximando do top cinco, mostrando-se sempre o melhor dos pilotos da Hyundai, que cedo perdeu o concurso de Juho Hanninen, que não evitou uma aparatosa saída de estrada.

Já Bernardo Sousa teve um primeiro dia de prova muito positivo. O piloto madeirense, que é navegado por Hugo Magalhães no Ford Fiesta R5, conseguiu terminar a tirada na segunda posição da categoria WRC, a pouco mais de meio minuto do líder, o finlandês Jari Ketomaa.

Classificação após 8.ª Pe

1.º Sebastien Ogier/Julien Ingrassia (Volkswagen) 1h26m28,9s

2.º Jari-Matti Latvala/Mika Anttila (Volkswagen) + 6,6s

3.º Miko Hirvonen/Jarmo Lehtinen (Ford) + 1m13,8s

4.º Kris Meeke/Paul Nagle (Citro+en) + 1m21,5s

5.º Mads Ostberg/Jonas Andersson (Citroën) + 1m22,2s

6.º Thierry Neuville/Nicolas Gilsoul (Hyundai) + 1m33,9s

7.º Elfyn Evans/Daniel Barritt (Ford) + 1m50,3s

8.º Ott Tanak/Rudi Molder (Ford) + 2m29,4s

9.º Henning Solberg/Ilka Minor (Ford) + 2m39,5s

10.º Martin Prokop/Jan Tomanek (Ford) + 2m49,8s

Em destaque

Subir