Ralis

WRC: Ogier conclui época com triunfo no País de Gales

SebastienOgier3SebastienOgier600Sebastien Ogier terminou a temporada no Campeonato do Mundo de Ralis em beleza, impondo-se no País de Gales, após uma prova que dominou quase desde o começo, mas onde contou com forte oposição.

O novo campeão do Mundo somou assim a sua décima vitória em treze provas, num rali onde o seu maior adversário acabou por ser o companheiro de equipa Jari-Matti Latvala, vencedor do rali britânico nos dois últimos anos, mas que nas classificativas galesas não teve argumentos para Ogier.

Depois de ter tentado, em vão aproximar-se do francês, Latvala acabou por terminar o rali a mais de 27 segundos do líder, já que na 19.ª especial não evitou mesmo deixar ir abaixo o motor do seu Polo R WRC.

Como Thierry Neuville já começou a etapa a mais de 1m14s de Sebastien Ogier, o belga da M-Sport mais não fez do que manter o seu Ford Fiesta RS WRC na estrada, de forma a fechar a época com mais um pódio. Isto apesar de visto Andreas Mikkelsen aproximar-se bastante na tabela classificativa.

Contudo um pião do norueguês da Volkswagen na 17.ª classificativa libertou Neuville de qualquer pressão, promovendo inclusivamente Mads Ostberg à quarta posição.

DaniSordo600Dani Sordo teve de contentar-se com o sétimo posto no único Citroën oficial sobrevivente, tal a diferença com que o espanhol partiu para este último relativamente ao sexto colocado, Martin Prokop. Isto apesar do piloto de Torrelavega ter recuperado 40 segundos ao checo ao longo desta última tirada.

Classificação final

1.º Sebastien Ogier/Julien Ingrassia (Volkswagen) 3h00m52,8s
2.º Jari-Matti Latvala/Julien Ingrassia (Volkswagen) +  27,2s
3.º Thierry Neuville/Nicolas Gilsoul (Ford) + 1m23,8s
4.º Mads Ostberg/Jonas Andersson (Ford) + 1m41,1s
5.º Andreas Mikkelsen/Mikko Markkula (Volkswagen) + 2m01,4s
6.º Martin Prokop/Michael Ernst (Ford) + 7m31,1s
7.º Dani Sordo/Carlos del Barrio (Citroën) + 8m22,4s
8.º Elfyn Evans/Daniel Barritt (Ford) + 11m05,0s
9.º Jari-Ketomaa/Timo Suominen (Ford) + 12m12,1s
10.º Mark Higgins/Carl Williamson (Ford) + 13m08,7s

Em destaque

Subir