Ralis

WRC: Mikko Hirvonen é o primeiro líder no Rali da Sardenha

HirvonenSardenha114HirvonenSardenha114 600Mikko Hirvonen foi o mais rápido na superespecial de Cagliari, que esta quinta-feira deu início ao Rali da Sardenha, prova pontuável para o campeonato do Mundo da especialidade, que se disputa naquela ilha do Mediterrâneo até domingo.

O ‘apertivo’ do evento italiano, disputado em asfalto, foi cumprido pelo finlandês da M-Sport em pouco mais de um minuto e 19 segundos, batendo por duas décimas o francês Sebastien Ogier, atual líder do campeonato, com o belga Thierry Neuville a gastar também mais duas décimas que Hirvonen.

Juho Hanninen colocou o segundo Hyundai no top quatro, a um segundo e duas décimas, sendo cinco décimas do que Jari-Matti Latvala, aos comandos do segundo Volkswagen oficial e que Kris Meeke, no melhor dos Citroën de fábrica.

Contudo o britânico terminou a super-especial com o seu DS3 WRC envolto em fumo, aparentemente devido a uma fuga de óleo causada por uma aterragem violenta num salto. Um problema que a Citroën vai resolver de modo a que Meeke inicie a tirada desta sexta-feira.

O polaco Robert Kubica teve um incidente menos espetacular, quando o seu Fiesta WRC entrou demasiado de lado num gancho e embateu contra uma barreira, retomando o andamento mas fazendo uma marca fora do top 10.

Já Bernardo Sousa, o único português em prova, obteve o 25.º tempo, adotando uma toada cautelosa, algo distante do ucraniano Yuri Protasov, o melhor dos concorrentes da categoria WRC2.

A primeira etapa a realizar esta sexta-feira tem um total de 159,6 quilómetros de classificativas.

Classificação após a 1.ª PE

1.º Mikko Hirvonen/Jarmo Lehtinen (Ford) 1m19,1s

2.º Thierry Neuville/Nicolas Gilsoul (Hyundai) + 0,2s

3.º Sebastien Ogier/Julien Ingrassia (Volkswagen) + 0,2s

4.º Juho Hanninen/Tomi Tuominen (Hyundai) + 1,2s

5.º Jari-Matti Latvala/Mika Anttila (Volkswagen) + 1,7s

6.º Kris Meeke/Paul Nagle (Citroën) + 1,7s

7.º Elfyn Evans/Daniel Barritt (Ford) + 1,8s

8.º Andreas Mikkelsen/Ola Floene (Volkswagen) + 1,8s

9.º Henning Solberg/Ilka Minor (Ford) + 2,1s

10.º Mads Ostberg/Jonas Andersson (Citroën) + 2,6s

Em destaque

Subir