Ralis

WRC: Mikko Hirvonen é o líder surpresa no final da primeira etapa do Rali de Portugal

Mikko Hirvonen rp2014 etapa1Mikko HirvonenMikko Hirvonen assumiu a liderança do Rali de Portugal no final da primeira etapa da prova, que fez disputar as seis primeiras classificativas de estrada no Algarve e provocou também já as primeiras ‘baixas’. Uma tirada bastante movimentada e equilibrada, onde as escolhas de pneus foram determinantes.

O dia começou sob o signo de Dani Sordo, que completamente ao ataque se impôs nos dois primeiros troços e assumiu o comando do rali, mas depois o espanhol da Hyundai perdeu tempo na quarta especial e Sebastien Ogier regressou ao comando.

Logo a seguir Jari-Matti Latvala despistou-se na classificativa de Silves, passando a luta pela liderança a ser protagonizada por Hirvonen e Ott Tanak com o jovem piloto estónio a estar sempre entre os três mais rápidos nas especiais da tarde.

Só que as escolhas de pneus de Mikko Hirvonen seriam as mais acertadas, e ao impor-se na derradeira especial do dia o finlandês da M-Sport concluiu a tirada no comando da prova, com 3,7 segundos de vantagem sobre Tanak.

Ogier não acertou nas escolhas de pneus, mas pelo menos limitou a perda de tempo para os dois homens da frente e concluiu o dia a seis segundos e meio do líder, sendo agora a única esperança de um bom resultado para a Volkswagen, mercê da saída de estrada de Latvala e do atraso significativo de Andreas Mikkelsen.

Mads OstbergNo quarto posto segue Mads Ostberg, que é agora o único piloto da Citroën no top dez, depois de Kris Meeke também ter ficado pelo caminho. O norueguês parte para a segunda etapa a mais de 25 segundos de Hirvonen, mas apenas com uma décima de vantagem de Dani Sordo, que continua a ser o melhor piloto da Hyundai.

Embora siga na sexta posição a mais de 40 segundos do líder, Thierry Neuville, que deu um ar da sua graça ao vencer o penúltimo troço do dia. O belga poderá eventualmente ganhar terreno na segunda etapa, onde se esperam classificativas mais escorregadias.

Bernardo SousaQuanto aos pilotos portugueses, Bernardo Sousa continua a ser o melhor colocado, no 15.º posto, sendo quarto da categoria WRC2, a menos de 20 segundos do terceiro colocado, Karl Kruuda.

Pedro Meireles passou foi melhor piloto nacional, ocupando o 20.º posto, com pouco mais de 20 segundos de vantagem sobre Ricardo Moura, 22.º da classificação geral. Mas mais do que isso o piloto de Guimarães venceu a prova pontuável para o campeonato nacional de ralis, somando agora por triunfos os três eventos já disputados.

A segunda etapa, a disputar este sábado, faz cumprir mais seis classificativas, com duas passagens pelos troços de Santa Clara, Santa da Serra e Malhão.

Classificação após 7.ª PE

1.º Mikko Hirvonen/Jarmo Lehtinen (Ford) + 1h25m05,6s
2.º Ott Tänak/Raigo Molder (Ford) + 3,7s
3.º Sébastien Ogier/Julien Ingrassia (Volkswagen) + 6,5s
4.º Mads Ostberg/Jonas Andersson (Citroën) + 25,6s
5.º Dani Sordo/Marc Marti (Hyundai) + 25,7s
6.º Thierry Neuville/Nicolas Gilsoul (Hyundai) + 42,0s
7.º Hening Solberg/Ilka Minor (Ford) + 1m42,3s
8.º Juho Hänninen/Tomi Tuominen (Hyundai) + 1m58,2s
9.º Andreas Mikkelsen/Mikka Markkula (Volkswagen) + 2m16,2s
10.º Martin Prokop/Jan Tomanek (Ford) + 2m59,2s

Em destaque

Subir