Ralis

WRC: Latvala vence Rali de França e encurta diferença pontual para Ogier

LatvalaFranca314LatvalaFranca314 600Jari-Matti Latvala venceu o Rali de França, confirmando no terceiro dia o domínio exercido desde o começo da prova gaulesa do campeonato do mundo da especialidade, onde o finlandês da Volkswagen encurtou a diferença pontual para Sebastien Ogier, que ‘em casa’ foi infeliz e se atrasou no primeiro dia.

O triunfo de Latvala foi mesmo assim valorizado pela oposição protagonizada por Andreas Mikkelsen, com o norueguês da Volkswagen a manter o seu colega de equipa finlandês sob pressão durante quase todo o rali.

A diferença entre os dois primeiros era no primeiro dia de pouco mais de oito segundos, mas Jari-Matti conseguiu aos poucos dilatar essa vantagem para 28 segundos no sábado ao vencer os cinco troços da segunda tirada, e ganhou mais 16,8s no derradeiro dia de prova.

MeekeFranca314 600Longe dos dois homens da frente, Kris Meeke procurou nesta última etapa salvaguardar a terceira posição. Daí que o piloto da Citroën não tenha arriscado nada e terminado a mais de um minuto do vencedor, mas sem ser incomado pelo quarto colocado.

De facto, Robert Kubica esteve mais preocupado em defender a sua posição dos ataques de Dani Sordo e Mikko Hirvonen, mas mais uma vez o polaco não conseguiu manter o resultado ao ter uma ligeira saída de estrada permitindo ao espanhol da Hyunadi e ao finlandês da M-Sport terminarem no top cinco.

Esperava-se que Sebastien Ogier, na sua tentativa para chegar aos pontos, vencesse a Power Stage, o que sucedeu, mas os três pontos correspondentes acabaram ser dois recuperados a Jari-Matti Latvala, que marcou um ao ser o terceiro mais veloz nessa derradeira especial. O mesmo é dizer que agora 27 pontos separam os dois pilotos da Volkswagen no topo do campeonato.

Na prova francesa também brilhou Bernardo Sousa, que liderou a categoria WRC2 até ao último dia do rali. Neste último dia o piloto português acabou por deixar fugir o triunfo por 8,1 segundos para Quentin Gilbert, que foi o grande adversário do madeirense ao longo do evento.

SordoFranca314 600Classificação final

1.º Jari-Matti Latavala/Mikka Anttila (Volkswagen) 2h38m19,1s

2.º Andreas Mikkelsen/Ola Floene (Volkswagen) + 44,8s

3.º Kris Meeke/Paul Nagle (Citroën) + 1m05,3s

4.º Dani Sordo/Marc Marti (Hyundai) + 1m48,7s

5.º Mikko Hirvonen/Jarmo Lehtinen (Ford) + 2m00,7s

6.º Elfyn Evans/Daniel Barritt (Ford) + 3m00,8s

7.º Mads Ostberg/Jonas Andersson (Citroën) + 3m02,5s

8.º Thierry Neuville/Nicolas Gilsoul (Hyundai) + 4m08,4s

9.º Bryan Bouffier/Xavier Panseri (Hyundai) + 4m12,9s

10.º Martin Prokop/Jaroslav Tomanek (Ford) + 6m07,5s

Em destaque

Subir