Ralis

WRC: Latvala termina primeira etapa na frente do Rali da Sardenha

LatvalaSardenha114LatvalaSardenha114 600Jari-Matti Latvala terminou na liderança a primeira etapa do Rali da Sardenha, prova pontuável para o campeonato do Mundo da especialidade, que se está disputar naquela ilha do Mediterrâneo.

O finlandês da Volkswagen soube aproveitar os problemas alheios para chegar ao comando da prova na quinta das noves classificativas já realizadas, das quais venceu duas, terminando este primeiro dia completo com mais de 22 segundos de vantagem sobre o seu companheiro de equipa Sebastien Ogier.

Abrindo a estrada, o francês não evitou perder muito tempo nos primeiros troços do dia e cair para fora do top dez, ao qual voltou rapidamente, recuperando várias posições e chegando ao segundo posto na antepenúltima especial da tirada.

Mads Ostberg também conseguiu tirar partidos dos vários percalços sofridos por alguns adversários para concluir o dia na terceira posição, a mais de meio minuto do líder e a mais de 11 segundos de Ogier.

Andreas Mikkelsen, no terceiro Volkswagen, ainda chegou a andar no top três, mas depois teve de se inclinar perante o seu ‘chefe de fila’ Sebastien Ogier, mantendo a perrogativa de procurar terminar a prova italiana o mais bem classificado possível.

KubicaSardenha114 600Robert Kubica teve os seus problemas, é certo, nomeadamente de pneus, mas conseguiu terminar a etapa entre os cinco primeiros e diante de Eflyn Evans, no melhor dos Ford da M-Sport ainda em prova, e de Martin Prokop.

Mas a tirada ficou marcada por muitas peripécias, a começar pelo incêndio do Ford Fiesta de Mikko Hirvonen, o líder do rali após a super-especial da véspera. O carro ardeu por completo na ligação para a quarta classificativa, mas tanto o piloto finlandês como o seu navegador, Jarmo Lehtinen, nada sofreram.

Tudo indica que o incêndio deflagrou quando a equipa mudava um pneu esquerdo, acabando por ser surpreendida com o fogo no lado oposto. Piloto e navegador ainda tentaram apagar as chamas, mas sem sucesso.

OstbergSardenha114 600Mas os imprevistos continuaram, pois na especial seguinte foi a vez de Thierry Neuville ficar parado em pleno troço, devido a problemas elétricos no seu Hyundai, quando liderava a prova. Kris Meeke também ficou parado, reduzindo a Citroën a Ostberg,

Só que o azar da equipa coreana não ficou por aqui, já que mais adiante Juho Hanninen, que poderia herdar o comando do rali, capotou o seu i20 WRC e assim a formação liderada por Michel Nandan ficou reduzida a Hayden Paddon.

Já Bernardo Sousa teve uma atuação meritória, assinando tempos muito interessantes e concluindo o dia na terceira posição da categoria WRC2, atrás de Nasser Al-Attyah e Kareed Al-Qassimi. A que corresponde o 13.º posto da classificação absoluta.

Classificação após a 9.ª PE

1.º Jari-Matti Latvala/Mika Anttila (Volkswagen) 1h49m09,5s

2.º Sebastien Ogier/Julien Ingrassia (Volkswagen) + 22,4s

3.º Mads Ostberg/Jonas Andersson (Citroën) + 33,7s

4.º Andreas Mikkelsen/Ola Floene (Volkswagen) + 37,7s

5.º Robert Kubica/Macej Szczepaniak (Ford) + 56,9s

6.º Elfyn Evans/Daniel Barritt (Ford) + 1m19,3s

7.º Martin Prokop/Jan Tomanek (Ford) + 1m29,0s

8.º Henning Solberg/Ilka Minor (Ford) + 1m36,9s

9.º Yasser Al-Rajhi/Michael Orr (Ford) + 5m15,8s

10.º Nasser Al-Attiyah/Nicolas Fuchs (Ford) + 5m19,9s

Em destaque

Subir