Ralis

WRC: Latvala reforça liderança na Finlândia e Ogier cai para terceiro

LatvalaFinlandia214LatvalaFinlandia214 600Jari-Matti Latvala não apenas manteve o comando do Rali da Finlândia como reforçou a liderança no segundo dia de prova, marcada ainda pela descida de Sebastien Ogier para a terceira posição, destronado do segundo posto por Kris Meeke.

Latvala fez tudo bem, e o facto de ser o segundo a passar na estrada não o fez perder tempo para os adversários, antes pelo contrário, tendo o finlandês da Vokswagen dilatado mesmo a sua vantagem para quase 20 segundos no final da tirada.

O contrário passou-se com Ogier, que abrindo a estrada foi perdendo tempo para Meeke, que foi sempre o melhor dos adversários da Volkswagen, que a meio da segunda ronda pelas classificativas da tarde destronou o campeão do mundo da segunda posição.

MeekeFinlandia214 600Se a vantagem do britânico da Citroën sobre o francês da Volkswagen é apenas de 1,6 segundo à partida para o terceiro dia, a verdade é que Kris Meeke fez a demonstração da temporada, numa equipa cujo futuro no WRC ainda está por decidir.

Atrás do trio da frente Mikko Hirvonen conseguiu dilatar a sua vantagem sobre Mads Ostberg e Andreas Mikkelsen, até cometer um deslize com um pião no troço de Paijala. O que fez com que os três pilotos chegassem à especial de Harju separados apenas por oito décimas.

Mikkelsen conseguiu então bater os seus adversários e concluir a tirada com 1,2s de vantagem sobre Ostberg, enquanto Hirvonen terminou o dia a 1,9s do norueguês da Citroën.

Para outros a outros a sorte foi bem madrasta, com Thierry Neuville a ser forçado a abandonar na assistência da pausa de almoço, com o arco de segurança do seu Hyundai danificado, devido a um acidente durante a manhã.

As esperanças da marca coreana residem agora em Hayden Paddon, depois de Juho Hanninen ter capotado. Só que ao contrário do seu colega de equipa belga o seu i20 manteve o ‘rollbar’ intacto e assim pode continuar em prova.

HanninenFinlandia214 600No entanto Hanninen não terminou os seus problemas na assistência da hora de almoço, já que sem direção assistida foi a muito custo que concluiu o dia no top nove.

Classificação após PE 13

1.º Jari-Matti Latvala/Mikka Anttila (Volkswagen) 21h34m42,4s

2.º Kris Meeke/Paul Nagle (Citroën) + 19,7s

3.º Sebastien Ogier/Julien Ingrassia (Volkswagen) + 21,3s

4.º Andreas Mikkelsen/Ola Floene (Volkswagen) + 1m04,2s

5.º Mads Ostberg/Jonas Anderson (Citroën) + 1m05,4s

6.º Mikko Hirvonen/Jarmo Lehtinen (Ford) + 1m07,3s

7.º Hayden Paddon/Jonathan Kennard (Hyundai) 2m11,6s

8.º Elfyn Evans/Daniel Barritt (Ford) + 2m39,4s

9.º Juho Hanninen/Timo Tuominen (Hyundai) + 2m39,4s

10.º Craig Breen/Sean Martin (Ford) + 2m39,4s 

Em destaque

Subir