Ralis

WRC: Jari-Matti Latvala mais rápido no ‘shakedown’ do Rali de Portugal

shakedown latvala210shakedown latvalaJari-Matti Latvala foi o piloto mais rápido no ‘shakedown’ do Rali de Portugal , que esta quarta-feira se realizou no Algarve. Um ‘aperitivo’ que se destinou ao pilotos do Campeonato do Mundo escolherem a sua ordem de saída para a prova que se inicia quinta-feira junto ao Casino do Estoril.

Um dia depois do mau tempo ter alagado as classificativas algarvias, afetando os reconhecimentos das equipas, Latava conseguiu ser o mais rápido no troço de quase cinco quilómetros de Vale de Judeu, batendo por oito décimas o segundo mais veloz que foi, com alguma surpresa, o veterano Henning Solberg.

O desempenho do norueguês foi notável, já que Henning não guiava um carro WRC em pisos de terra desde o Rali da Grã-Bretanha de 2011, e a sua participação no campeonato do Mundo de Ralicrosse pela Eklund Motosport só tinha sido anunciada na véspera.

Sebastien Ogier teve de contentar-se com a terceira marca. O campeão do Mundo foi quase dois segundos mais lento do que o seu companheiro de equipa, enquanto Dani Sordo foi o melhor dos homens da Hyundai, conseguindo a quarta marca, a mais de dois segundos de Latavala.

Todos os concorrentes do WRC, com exceção de Solberg, tiraram vantagem da nova regulação que permite completarem um mínimo de duas passagens no ‘shakedown’. Muitos dos pilotos utilizaram pneus mais macios depois da estrada ter ficado com bastante enlameada, embora cientes que teriam depois apenas um jogo de pneus para o resto da prova.

Mikko Hirvonen preferiu utilizar os pneus mais duros da Michelin no seu Ford Fiesta, numa tentativa de ter mais tração. O finlandês acabou com o quinto tempo e foi um dos três pilotos a ficarem dentro de uma faixa de dez décimas de segundo, juntamente com Juho Haninen e Thierry Neuville.

Resultado do shakedown

1.º Jari-Matti Latvala/Mikka Anttila (Volkswagen) 3m05,2s
2.º Henning Solberg/Ilka Minor (Ford) + 0,8s
3.º Sebastien Ogier/Julien Ingrassia (Volkswagen)  + 1,9s
4.º Dani Sordo/Marc Marti (Hyundai) + 2,6s
5.º Mikko Hirvonen/Jarmo Lehtinen (Ford) + 3,1s
6.º Juho Hanninen/Tomi Tuominen (Hyundai) + 3,2s
7.º Thierry Neuville/Nicolas Gilsoul (Hyundai) + 3,3s
8.º Robert Kubica/Maciej Szczepaniak (Ford) + 5,0s
9.º Mads Ostberg/Jonas Andersson (Citroen) + 5,1s
10. º Andreas Mikkelsen/Mikko Markkula (Volkswagen) + 5,3s

Em destaque

Subir