Ralis

WRC: Jari-Matti Latvala lidera na Argentina

LatvalaArgentina114LatvalaArgentina114 600Jari-Matti Latvala foi o homem do dia na primeira etapa do Rali da Argentina, que se iniciou esta quinta-feira em Córdoba. Isto apesar do finlandês da Volkswagen de durante quase toda a tirada ter detido uma pequena vantagem sobre o seu companheiro de equipa, Sebastien Ogier.

Ogier, que se tinha imposto na superespecial de quinta-feira e também no troço de abertura desta sexta-feira, acabou por ser suplantado por Latvala. O finlandês ganhou pouco mais de três segundos nos duas classificativas seguintes, mas o francês reduziu a diferença para apenas cinco décimas na quarta especial.

Contudo na derradeira classificativa – a segunda passagem por Ascochinga Agua de Oro, numa extensão de 51,8 quilómetros – Jari Matti logrou bater o campeão do Mundo por mais de 18 segundos e assim regressar a Córdoba com mais 17 segundos de vantagem sobre o seu companheiro de equipa.

HirvonenArgentina114 600O dia acabou por ficar marcados por grandes acidentes, nomeadamente o despiste de Mikko Hirvonen, que danificou violentamente o seu Ford Fiesta na primeira passagem pelo troço de Santa Catalina. Sorte idêntica teve Mads Ostberg que ‘arrancou’ literalmente uma roda do seu Citroën DS3 numa saída de estrada.

Estes percalços acabaram por concorrer para que Andreas Mikkelsen colocasse o terceiro Volkswagen Polo oficial na terceira posição, ainda que o norueguês tenha danificado a direção assistida do seu carro quando bateu numa pedra na terceira classificativa.

O melhor não Volswagen passou então a ser Thierry Neuville, no melhor dos Hyundai, ainda que tenha perdido muito tempo para o trio da frente, sobretudo devido a um toque com a roda traseira esquerda numa pedra na segunda passagem por Santa Catalina.

NeuvilleArgentina114 600Contudo o belga veio a ficar pelo caminho no derradeiro troço do dia, podendo regressar à prova ao abrigo do regulamento Rally2. O mesmo sucede com Dani Sordo, no outro Hyundai.

O espanhol já tinha começado mal o dia, com problemas no turbo do seu i20 WRC a fazerem-no perder cerca de 12 minutos. O que beneficiou Kris Meeke e Elfyn Evans, que assim se guindaram ao top quatro, diante de um Robert Kubica que – tal como prometera antes da forma argentina – guiou de forma cautelosa por forma a evitar os acidentes sofridos nas provas anteriores.

Classificação

1.º Jari-Matti Latvala/Mika Anttila  (Volkswagen) 1h57m36,3s

2.º Sebastien Ogier/Julien Ingrassia (Volkswagen) + 17,7s

3.º Kris Meeke/Paul Nagle (Citroen) + 1m07,4s

4.º Elfyn Evans/Daniel Barritt (Ford) + 3m48,1s

5.º Robert Kubica/Macej Szczepaniak (Ford) + 3m48,3s

6.º Martin Prokop/Jan Tomanek (Ford) + 4m12,2s

7.º Nasser Al-Attiyah/Giovanni Bernacchini (Ford) + 5m36,8s

8.º Yuri Protasov/Piotr Cherepin (Ford) + 8m22,0s

9.º Jari Ketomaa/Kaj Lindstrom (Ford) + 14m14,7s

10.º Diego Domingues/Ernesto Galindo (Ford) + 10,36,5s

Em destaque

Subir