Ralis

WRC: Jari-Matti Latvala domina primeiro dia do Rali de França

LatvalaFranca114LatvalaFranca114 600Jari-Matti Latvala dominou o primeiro dia do Rali de França, que este fim-de-semana se está a disputar na região da Alsácia. O finlandês da Volkswagen assumiu desde o início uma toada de ataque, dando sequência à intenção do ‘shakedown’ da véspera.

Esperava-se que, o maior opositor de Latvala fosse o seu companheiro de equipa Sebastien Ogier, mas o francês teve problemas de motor no seu Polo R WRC e perdeu quatro minutos. A partir dessa altura o rival de Jari-Matti passou a ser o piloto do terceiro Volkswagen, Andreas Mikkelsen.

Neste duelo improvável entre nórdicos, já que a prova gaulesa é totalmente disputada em asfalto, o norueguês não facilitou a vida ao finlandês, concluindo a ronda matinal a apenas sete décimas do finlandês.

Só que da parte da tarde Latvala aumentou a sua diferença sobre Mikkelsen, ganhando mais de quatro segundos numa especial e mais quatro noutra, fazendo com que ambos terminassem o dia separados por mais de oito segundos.

MeekeFranca114 600Kris Meeke procurou não perder muito tempo para os dois homens da frente, e se na parte da manhã ainda conseguiu limitar as perdas a pouco mais de sete segundos, à tarde o britânico acabou por perder mais tempo, deixando-o a mais de 20 segundos do líder.

Dani Sordo concluiu este primeiro dia na quarta posição e como melhor homem da Hyundai, depois de um grande duelo com Mads Ostberg. Os seis segundos que o separam do norueguês da Citroën permitem antever que esta luta se prolongue pela segunda tirada.

Tal como Ogier, Thierry Neuville teve um dia para esquecer, perdendo dois minutos e meio com problemas no seu Hyundai i20 WRC no final da segunda especial. O que permitiu a Mikko Hirvonen terminar esta primeira jornada no top seis e como melhor piloto dos Ford Fiesta WRC da M-Sport.

HirvonenFranca114 600Classificação após 6.ª Pe.

1.º Jari-Matti Latavala/Mikka Anttila (Volkswagen) 58m07,3s

2.º Andreas Mikkelsen/Ola Floene (Volkswagen) + 8,5s

3.º Kris Meeke/Paul Nagle (Citroën) + 22,7s

4.º Dani Sordo/Marc Marti (Hyundai) + 51,5s

5.º Mads Ostberg/Jonas Andersson (Citroën) + 57,6s

6.º Mikko Hirvonen/Jarmo Lehtinen (Ford) + 1m00,0s

7.º Robert Kubica/Macej Szczepaniak (Ford) + 1m01,2s

8.º Bryan Bouffier/Xavier Panseri (Hyundai) + 1m38,8s

9.º  Martin Prokop/Jaroslav Tomanek (Ford) + 2m15,7s

10.º Elfyn Evans/Daniel Barritt (Ford) + 2m22,8s

Em destaque

Subir