Ralis

WRC: Jari-Matti Latvala a caminho de uma provável vitória na Argentina

LatvalaArgentina214LatvalaArgentina214 600Jari-Matti Latvala está a caminho de uma provável vitória no Rali da Argentina, quarta prova do campeonato do Mundo da especialidade que se está a disputar este fim-de-semana naquele país da América do Sul.

É que o finlandês da Volkswagen conseguiu ‘abrir’ uma vantagem de meio minuto sobre o seu companheiro de equipa Sebastien Ogier no segundo dia de rali. Isto depois de um intenso duelo entre os dois, com ambos a cometerem erros na classificativa que marcou o início das hostilidades da parte da tarde.

Um pião de Latvala e de Ogier confirmou o ritmo infernal a que se estava a disputar o evento, com o finlandês a deixar ir abaixo o motor do seu Polo R WRC num cruzamento.

Contudo o momento decisivo da tirada ocorreu no final da mesma classificativa, quando Sebastien Ogier sofreu a delaminação de um pneu dianteiro. Embora a perda de tempo tenha sido mínima, o estrago no carro do francês não foi apenas estético, deixando o Polo a sobreaquecer e a perder alguma potência no troço seguinte, Amboy.

Este percalço do campeão do Mundo deu a Jari-Matti Latvala a oportunidade que precisava para aumentar a sua vantagem, que após a superespecial que concluiu o dia passou a ser de 31,2 segundos, com quatro classificativas ainda por disputar no domingo.

MeekeArgentina114 600Herdando a terceira posição após os problemas de Andreas Mikkelsen no último troço da primeira etapa, Kris Meeke conseguiu aguentar a pressão do norueguês ao longo do dia, com o nórdico a conseguir reduzir a diferença para o britânico da Citroën em cerca de um minuto. O que sugere um provável ataque ao pódio do piloto da Volkswagen no último dia.

Regressando à prova ao abrigo da regra Rally 2, após os problemas mecânicos da véspera, Thierry Neuville conseguiu imitar Mikkelsen e ir recuperando na classificação e levar o seu Hyundai à quinta posição, diante de um cauteloso Robert Kubica.

O polaco conseguiu mesmo assim tirar bom partido do seu Fiesta WRC e levar a melhor sobre o seu colega de equipa na M-Sport Eflyn Evans, pouco à vontade nas classificativas deste segundo dia.

Quanto aos também regressados Mads Ostberg e Mikko Hirvonen, a sua recuperação foi bem menos conseguida que as de Mikkelsen e Neuville, com o norueguês da Citroën a concluir a tirada fechando o top dez, mesmo à frente do finlandês da M-Sport.

KubicaArgentina214 600Classificaçao após a 10.ª PE

1.º Jari-Matti Latvala/Mika Anttila  (Volkswagen) 3h33m19,1s

2.º Sebastien Ogier/Julien Ingrassia (Volkswagen) + 31,2s

3.º Kris Meeke/Paul Nagle (Citroen) + 3m47,0s

4.º Andreas Mikkelsen/Mikko Markkula (Volskswagen) + 5m43,0s

5.º Thierry Neuville/Nicolas Gilsoul (Hyundai) + 6m40,9s

6.º Robert Kubica/Macej Szczepaniak (Ford) + 7m14,4s

7.º Elfyn Evans/Daniel Barritt (Ford) + 7m52,0s

8.º Martin Prokop/Jan Tomanek (Ford) + 8m20,9s

9.º Nasser Al-Attiyah/Giovanni Bernacchini (Ford) + 16m20,6s

10.º Mads Ostberg/Jonas Anderson (Citroen) + 20m35,8s

Em destaque

Subir