Ralis

WRC: Isolde Holdried estreia Toyota GT86 CS-R3 no Rali da Alemanha

ToyotaGT 114ToyotaGT 114 600Isolde Holdried iniciou já os testes com o novo Toyota GT86 CS-R3 que vai estrear no Rali da Alemanha. O construtor japonês decidiu regressar à categora básica do WRC na prova germânica, recuperando a piloto alemã para as suas fileiras, das quais fez parte, vencedo uma prova com o Toyota Celica Twin Cam Turbo de 1980.

Quase um ano depois do início do desenvolvimento do CS-R3 como carro n.º 0 no rali da Alemanha, Isolde irá competir agora na prova, que utilizará como teste de avaliação para posterior homologação na categoria R3 para ser vendido a clientes de competição,

O regulamento FIA R3 admite modificações no motor 2 litros boxer do GT86, com alterações ao nível do ‘software’ e ‘hardware’, nomeadamente em termos de válvulas e taxa de compressão, como parte de um extenso programa de desenvolvimento que tem como objetivo final uma potência entre os 240 e os 250 cv.

No decorrer do processo a Toyota Motorsport concentrou-se em reduzir o peso, respeitando a segurança, a fiabilidade e a agilidade de condução, sendo que a caixa de seis velocidades que equipa o GT86 CS-R3 é sequencial, e limitada por com diferencial autoblocante traseiro.

ToyotaGT 214 600A unidade de controlo eletrónico tem um mapeamento para superfícies de asfalto e terra, como sucede com os ‘kits’ de suspensão, que incluem braços especialmente desenhados para cada tipos de terreno.

Nos testes o C3-R3 percorreu várias superfícies que simularam o que a equipa vai encontrar nos quase 300 quilómetros de classificativas que vai cumprir nos três dias do Rali da Alemanha.

Em destaque

Subir