Ralis

WRC: Hyundai desenvolve i20WRC na Finlândia

Hyundai WRCHyundai WRCA Hyundai continua a preparar o seu regresso ao Campeonato do Mundo de Ralis, tendo rumado à Finlândia para testar o novo i20 WRC em pisos de terra. Um trabalho bem diferente daquele realizado anteriormente no asfalto das estradas da zona dos Vosges franceses.

Juho Hanninen e Bryan Buffier participaram no teste finlandês, seguido de perto pelo responsável pela equipa de ralis da marca coreana, Michel Nandan, que explicou a intenção deste ensaio em paragens nórdicas.

“Para a primeira versão do i20 WRC optamos por um plano de grande teste com o objetivo principal de definir uma afinação base. Fizemos muitos quilómetros sem grandes problemas e conseguimos informações valiosas com o ‘feedback’ dado tanto por Bryan como por Juho. O que nos permitirá concentrar num ajuste aprimorado de cada componente. Em geral isto foi muito positivo”, explicou.

”Na Finlândia usamos uma evolução do carro diferente do que tivemos em França. Fizemos algumas modificações na carroçaria e trabalhamos na aerodinâmica. O i20 WRC foi equipado com novas peças e estamos empenhados em contrar um bom equilíbrio”, referiu Nandan.

“O carro pode reagir aos saltos em alta velocidade e isso é essencial para que possamos estudar o seu comportamento, nomeadamente nas aterragens no solo. Também testamos a suspensão e diferentes soluções no diferencial, a fim de desenvolver o melhor ‘setup’ para os pisos de terra no próximo ano”, acrescentou o responsável da Hyundai para o WRC.

Estão programados testes praticamente a cada duas semanas, demonstrando que a equipa está disposta a entrar o mais competitiva possível no campeonato do Mundo de 2014, embora Michel Nandan admita que “há ainda muito trabalho a fazer, não apenas no terreno mas também na fábrica, de modo a o carro estar preparado. Mas a equipa faz um grande esforço e cada um dá o melhor de si mesmo”.

Em destaque

Subir