Ralis

WRC: Escolhas de pneus ditaram liderança de Hirvonen no Rali de Portugal

Hirvonen rp2014 decHirvonenNo final da primeira etapa do Rali de Portugal Mikko Hirvonen não escondia um largo sorriso. Pudera. O finlandês há muito que não sabia o que era liderar uma prova do Campeonato do Mundo. Mas não teve qualquer problema em reconhecer que tal se deveu a uma escolha acertada de pneus.

“Há muito que não comandava uma prova do WRC. Por isso estou muito contente. Não esperava isto, é um facto, mas resultou de uma escolha acertada de pneus”, começou por dizer Hirvonen.

“De manhã foi muito complicado, pois em muitos locais estava muito escorregadio. Mas à tarde tudo correu melhor. É engraçado que a escolha de pneus que fiz resultou em classificativas onde pensei estar errado”, confessou o finlandês.

“Para a segunda etapa vou tentar manter a liderança. Sei que não vai ser fácil, mas vou tentar acertar de novo nas escolhas. Espero que as classificativas de amanhã não estejam muito escorregadias”, acrescentou o piloto da M-Sport.

Surpreendente neste início de rali, Ott Tanak mostrou-se radiante por estar em segundo lugar, pois é um desempenho que não esperava, apesar do excelente resultado conseguido na Suécia.

“Depois do que sucedeu nos reconhecimentos, que quase não conseguimos fazer não sabia bem o que esperar para hoje. Mas acabou por correr bem. Estou contente, sobretudo porque fiz uma escolha de pneus diferente do Hirvonen”, assumiu o jovem piloto estónio.

OgierEmbora mais habituado a andar na frente, Sebastien Ogier não se mostrou muito dececionado com o terceiro posto: “Não é um mau resultado atendendo às curtas diferenças para os dois primeiros. Além disso não fizemos uma boa escolha de pneus. Por isso amanhã espero acertar, porque, como vocês esperam, vou atacar na segunda etapa”.

O campeão do Mundo deixou ainda uma palavra de apreço pelo público português: “São uns grandes entusiastas. Vê-se que adoram ralis. No norte, em Fafe, o ambiente foi fantástico e aqui no sul também há muito público. É um prazer correr em Portugal”.

Em destaque

Subir