Ralis

WRC: Bjorn Waldegaard, o primeiro campeão do mundo de ralis, morre aos 71 anos

WaldegaardMorreu114WaldegaardMorreu114 600Bjorn Waldegaard, o primeiro campeão do mundo de ralis, morreu esta sexta-feira após meses de luta contra um cancro. O sueco tinha 71 anos, já tinha cancelado a sua participação num rali de carros clássicos em Wiltshire (Inglaterra) no mês passado devido à necessidade de tratamentos à doença.

Contudo, no início deste Verão, Waldegaard participou no famos Goodwood Festival, onde guiou um seu antigo carro de competição – um Toyota Twincam Turbo.

O currículo do veterano piloto escandinavo é riquíssimo, e conta o primeiro título mundial de ralis em 1979, que conquistou tendo a seu lado Hans Thorzellius – à exceção do Rali dos Mil Lagos, onde foi ‘navegado por Claes Bilstam.

Waldegaard foi campeão do mundo guiando um Ford Escort RS nas rondas europeias do campeonato do mundo e um Mercedes 450 SLC nos ralis Safari e da Costa do Marfim em África. O sueco venceu contudo apenas duas provas em 1978 – Acrópole (Grécia) e Québec (Canadá.

Para além do seu título mundial, Bjorn Waldegaard é, provavelmente, mais conhecidos pela sua habilidade para vencer ralis africanos, pois adorava competir naquele continuente. No total o veterano piloto sueco ganhou 25 ralis em África, sendo sete deles o Safari (Quénia) e o Costa do Marfim, país onde se impôs por três vezes.

WaldegaardMorreu214 600Waldegaard parou de competir a nível mundial em 1992, mas a sua paixão pelos ralis manteve-o ligado à modalidade o resto da sua vida. E manteve-se extremamente competitivo, vencendo em 2011 o East African Safari Classic aos comandos de um Porsche 911, tinha nessa altura 68 anos.

Em destaque

Subir