Cultura

World Press Photo: Fotos vencedoras de 2010 no Museu da Eletricidade

As melhores fotografias que estiveram em concurso no World Press Photo, em 2010, poderão ser vistas no Museu da Eletricidade, em Lisboa. É arte mundial, com trabalhos de 55 fotógrafos, de 23 nacionalidades. Entre instantes transformados em arte, destaque para a jovem afegã que foi capa da Time.

A exposição que estará patente no Museu da Eletricidade – até ao dia 22 de maio – é mais do que uma mostra de arte. São instantes do nosso mundo, registados no olhar de um fotógrafo e transportados para uma imagem eterna. É o instante transformado em eternidade.

Entre as fotografias vencedoras do World Press Photo 2010, destaca-se o rosto de Aisha, uma criança afegã desfigurada, depois de o marido e o sogro lhe terem cortado o nariz e as orelhas. Foi vítima do regime talibã, que trata as mulheres como escravas e aplica sentenças desumanas.

A imagem foi capa da prestigiada revista Time e concedeu mediatismo a uma crueldade que o mundo ficou a conhecer, graças a um fotógrafo e ao destaque que o seu trabalho mereceu. É a força da fotografia.

A exposição pode ser visitada até ao dia 22 de maio, entre as 10h00 e as 18h00, exceto às segundas-feiras, dia de fecho. Aos sábados, as portas fecham às 20h00. A entrada é livre

Em destaque

Subir