Nas Notícias

Workshops e ações da Bio+Sintra reduzem mais de 19 mil toneladas de carbono

bio_sintra2Workshops e outras ações de campo da Bio+Sintra permitirão reduzir 19 293 toneladas de emissões de carbono. Está prevista a participação de 90 grupos escolares, 20 grupos organizados por associações locais e 100 empresas, para sensibilizar o público.

Para contribuir para a redução de 128 mil toneladas de emissões de carbono previstas no projeto Bio+Sintra, a Parques de Sintra tem previsto diversos workshops e saídas de campo que terão lugar no Parque da Pena, no Parque de Monserrate, na área do Convento dos Capuchos e nas Tapadas anexas.

“Esta ação, que estamos agora a iniciar, é decisiva para o cumprimento dos objetivos de sensibilização para os valores naturais da Paisagem Cultural de Sintra e para promover atitudes ‘amigas do ambiente’”, salienta Maria Inês Moreira, coordenadora do projeto Bio+Sintra.

Espera-se a redução de 19 293 toneladas de emissões de carbono resultante de alterações de atitudes no dia a dia como consequência, direta ou indireta, da participação nos workshops e saídas de campo pelos alunos das escolas locais, público em geral ou empresas locais e da região.

O objetivo é chegar ao final do projeto com a participação de 90 grupos escolares, 20 grupos organizados por associações locais e 100 empresas, envolvendo-se em ações como a colocação de 30 rampas ou ilhas em lagos e tanques para prevenir o afogamento de anfíbios e repteis; a colocação de 50 caixas-ninho e 100 comedouros para aves; a instalação de 30 abrigos para o escaravelho Vaca-loura; a realização de 150 análises de água com kits próprios; ou a reflorestação de 20 hectares de área florestal.

“As atividades de campo têm o objetivo de demonstrar exemplos práticos de pequenas ações que podem contribuir para a preservação das espécies, levando os participantes a sentirem-se envolvidos e comprometidos com a conservação dos valores naturais”, acrescenta Maria Inês Moreira. A primeira iniciativa decorreu no dia 25 de novembro.

O Bio+Sintra, cofinanciado pela Comissão Europeia através do programa Life+, terá a duração de três anos, durante os quais se potenciará a mudança de comportamentos diários e hábitos de visita à Serra de Sintra, através de uma série de atividades de informação e sensibilização para com a biodiversidade.

Estas ações incluem a colaboração com empresas e escolas, a produção de um documentário, a adaptação e sinalização de percursos pedestres com apoio de suportes digitais (‘Talking Nature’), a realização de concursos fotográficos sob o tema de biodiversidade, a interatividade online através das redes sociais e dos perfis dos valores naturais em foco no projeto, ações de reflorestação, implementação de quiosques multimédia, bem como a disponibilização de calculadoras da pegada de carbono online.

Em destaque

Subir