Desporto

Ele ganhou a Messi e fez um discurso marcante, em Português do Brasil

O brasileiro Wendell Lira ganhou o FIFA Puskas Award, pelo golo do ano, batendo Messi. Em Português, abordou a passagem bíblica da luta entre David e Golias. Veja o vídeo.

Sim, Messi era o Golias, mas o David acabou por ganhar. Wendell Lira marcou o golo do ano.

É um ilustre desconhecido da maioria dos adeptos do futebol europeu. Chama-se Wendell Lira e saiu do anonimato graças ao golo fabuloso que apontou, e que lhe valeu o Prémio Puskas.

No discurso da vitória, o brasileiro foi humilde. E usou as palavras com a mesma genialidade com que apontou aquele golo magistral, que surgia num ecrã gigante nas suas costas.

Veja esse momento da gala da FIFA, que passou discreto, assim como discretos passaram muitos outros momentos, porque os David, no mediatismo, são esmagados pelos Golias.

Veja os três golos nomeados, de Alessandro Florenzi, da Roma, Leonel Messi, do Barcelona, e Wendell Lira.

Há quem considere o golo de Messi o mais bonito dos três. O ‘problema’ do argentino é que ele marca golos como aqueles de forma muito recorrente.

Acontece também que o futebol é um desporto coletivo. E aqui Lira tem toda a vantagem: há quatro jogadores envolvidos naquela obra de arte. E não é só o remate acrobático que contou, na análise.

Neste vídeo, poderá conhecer também um pouco da história de vida de Lira.

Em destaque

Subir