Cultura

Winsor McCay lembrado pela Google com doodle que assinala 107.º aniversário do cartoonista

winsor mccayWinsor McCay é lembrado neste dia 15 de outubro, com um google doodle, que homenageia o 107.º aniversário de ‘Little Nemo in Slumberland’, um dos trabalhos mais conhecidos do cartoonista norte-americano. Winsor McCay foi pioneiro numa técnica de desenhos animados que seria seguida por Walt Disney. A Google recupera essa tira com 107 anos, chamando-lhe ‘Little Nemo in Google Land’.

O cartoonista norte-americano Winsor McCay é lembrado neste dia, em que se assinala o 107.º aniversário da ‘Little Nemo in Slumberland’, uma das mais conhecidas criações de McCay, publicada entre 1905 e 1914 e entre 1924 e 1927. O doodle deste dia 15 de outubro permite uma viagem a essa obra, de clique em clique.

Winsor McCay foi um artista notável, que utilizou técnicas pioneiras, que serviram de base para o trabalho de Walt Disney, suscitando também inúmeras falsificações por parte de outros cartoonistas da época.

Hoje, um google doodle lembra ‘Little Nemo in Slumberland’, um dos mais conhecidos trabalhos de Winsor McCay, a par de ‘Gertie the Dinosaur’, lançada em 1914, e considerada outra das suas grandes obras-primas e marcos na história da animação.

Pelo facto de ser um inovador cartoonista, McCay inspirou gerações de artistas da sua área. Walter Lantz (criador do Pica-Pau), Dave Fleischer (‘pai’ de Koko, o palhaço e inventor da rotoscopia) e Dick Huemer (um dos mestres dos Estúdios Disney). ‘Little Nemo in Slumberland’ viria a ser publicada nos periódicos New York American e New York Herald.

Winsor McCay, que nasceu a 26 de setembro de 1867, nos EUA, é considerado um dos mais importantes cartoonistas do mundo. estudou Artes em Chicago e acabou por desenvolver técnicas novas que deram relevância à sua obra, nas chamadas ‘histórias aos quadradinhos’.

Foi influenciado por Maurice Sendak, Chris Ware, William Joyce e Moebius, mas a dimensão da arte de Winsor McCay acabou por suplantar estes grandes nomes de artes semelhantes. Depois de criar ‘Little Nemo in Slumberland’, McCay criou ‘Gertie the Dinosaur’, em 1914, considerada um dos maiores trabalhos de animação daquele tempo.

Hoje, dia em que ‘Little Nemo in Slumberland’ comemora 107 anos, a Google criou um brilhante doodle que permite viajar por aquele trabalho de Winsor McCay e conhecer um nome marcante da história da animação.

Os maiores prémios de animação têm o nome de Winsor McCay (Winsor McCay Awards), o que representa a importância deste cartoonista norte-americano, que viria a morrer aos 66 anos, a 22 de junho de 1934.

Em destaque

Subir