Tecnologia

Windows Messenger: Programa que reuniu milhões chega ao fim

messenger 2Microsoft confirmou já que vai acabar com o serviço de conversação, optando por apostar no Skype, adquirido pela empresa há sensivelmente um ano.

Está confirmado. O Windows Messenger vai para o ‘lixo’. A Microsoft confirmou já que vai descontinuar o serviço de conversação entre utilizadores. O futuro passa pelo Skype, também detido pela companhia fundada por Bill Gates. Recorde-se que o serviço foi adquirido pela Microsoft em outubro de 2011, por 8,5 mil milhões de dólares (saiba mais aqui).

Num comunicado publicado online, a empresa norte-americana explica a decisão: “Pretendemos cada vez mais oferecer o melhor serviço de comunicação aos nossos utilizadores. Vamos reformar o Windows Messenger no início de 2013, queremos que os nossos serviços se tornem cada vez mais simples”, pode ler-se na nota.

E o que vai ser feito de quem tenha conta criada no Messenger? Basicamente, o que utilizador terá que fazer é efetuar a migração para o Skype. A Microsoft disponibilizou já uma versão onde é possível fazer o login através da conta do Messenger. Dados como os contactos serão também migrados facilmente. Em março do próximo ano, o serviço antigo deixa mesmo de funcionar. A China é o único país onde o serviço continuará ativo.

História
O Windows Messenger foi lançado pela Microsoft em 1999 e acabou por marcar uma era na Internet em Portugal, à semelhança, claro, de muitos outros países. Nessa altura, o serviço da Microsoft reinava entre as plataformas de comunicação. Se quisermos voltar um pouco mais atrás no tempo, talvez o sucesso do Messenger fosse apenas equiparado ao ‘velhinho’ mIRC.

Durante vários anos, até ao ‘boom’ das redes sociais, foi o serviço preferido por milhões para falar com o amigo do outro lado da ‘linha’. Estima-se que o Messenger teve mais de 320 milhões de utilizadores registados em todo o mundo.

Chega agora ao fim, numa ‘morte’ anunciada desde que a Microsoft adquiriu o Skype.

Em destaque

Subir