Tecnologia

Windows: IE dá dores de cabeça à Microsoft mesmo em final de vida

internte_explorer_windows10

A Microsoft está a dar um passo de gigante rumo ao seu ‘novo futuro’. O lançamento do Windows 10, a versão do Office para todas as plataformas e o seu mais recente portfólio de hardware, estão a levar a marca de Redmond num novo sentido.

Dessa mudança faz parte o Internet Explorer, o browser mal-amado do qual a Microsoft nunca conseguiu limpar a imagem. O IE está prestes a desaparecer. O Windows 10 trouxe com ele o EDGE, o novo browser da Microsoft que equipara todos os dispositivos da marca.

O problema é que IE ainda existe, e ainda é utilizado por milhares de utilizadores. O IE foi sempre o calcanhar de Aquiles da Microsoft, vulnerabilidade atrás de vulnerabilidades. Agora voltou a dar uma dor de cabeça à marca liderada por Satya Nadella.

Agora foi descoberta outra. Esta nova vulnerabilidade afeta todos os sistemas operativos desde o Windows Vista até ao Windows 10. A Microsoft já se apreçou a lançar um pach para corrigir esta vulnerabilidade, mas convém estar sempre alerta.

Segundo a Microsoft está falha permite executar código malicioso pelo atacante e dar controlo da máquina ao mesmo com as permissões de administrador. Com isto, o atacante conseguia, entre outras coisas, instalar aplicações e apagar dados do utilizador.

A correção já foi enviada pela Microsoft numa atualização mensal da marca, chamado de patch MS15-106. Apesar de ter os dias contados, a verdade é que o IE (ou outra alternativa) ainda é importante no Windows 10, face ao rol de incompatibilidades que existe no EDGE. São várias as páginas e conteúdos multimédia que não funcionam corretamente no novo browser da Microsoft.

 

Em destaque

Subir