Tecnologia

Windows 10 Mobile vai ter live-tiles interativas

windows_10_lite_tiles_interativas

As live-tiles são um dos pontos de destaque do Windows 10, quer na sua versão desktop, quer na sua versão mobile. São estes live-tiles que diferenciam o Windows 10 Mobile dos outros sistemas operativos.

Nestes ‘mosaicos com vida’, podemos consultar informações variadas sem a necessidade de abrir as aplicações. Consultar o estado do tempo, ver notícias de última hora, ou até ler uma mensagem sem ter de abrir a aplicação de mensagens, bastando apenas olhar para o telefone. Esse é o conceito das live-tiles

A Microsoft tem a intensão de dar ainda mais vida às live-tiles, tornando as mesmas em mosaicos interativos, fazendo com que estes possam dar ainda mais informação ao utilizador. A ideia da Microsoft passa pela interação das live-tiles com as notificações.

Por exemplo, poderia abrir um email na aplicação do Outlook (expandindo o mosaico) ou explorar ficheiros relacionados com o mesmo sem ter de abrir a aplicação, fazendo tudo dentro da tile do Outlook.

Os pormenores sobre esta interação das live-tiles no Windows 10 Mobile ainda não são muito claros, mas sabe-se que a Microsoft deverá lançar uma nova API para programadores com o intuito de algumas apps interagirem com as live-tiles quando ligadas às notificações do smartphone.

Apesar do Windows 10 Mobile ainda não ter reunido o consenso entre os utilizadores que seria de esperar por esta altura, a verdade é que a marca de Redmond tem demonstrado um esforço enorme em trazer aos seus smartphones o máximo de funcionalidades que os utilizadores pedem, quer através de feedback direto, quer através dos programas insider.

Em destaque

Subir