Tecnologia

Windows 10 Mobile deverá chegar a vários dispositivos Android

xiaomi_windows_10_mobile_android

A Microsoft tem uma ideia muito concreta para o Windows 10 Mobile e isso ficou vincado no último Mobile World Congress, com o lançamento do poderoso HP Elite X3 que, para além de superar todos dos Lumias até agora lançados, consegue mesmo bater os concorrentes de outros sistemas operativos.

O lançamento do Phablet HP Elixe 3X, na MWC 2016, mostrou que o Windows Phone – agora Windows 10 Mobile – está mais vivo do que a sua morte há muito anunciada (desejada por alguns). Se é verdade que faltam muitas aplicações ao sistema, também é verdade que o mesmo completa um ecossistema que os outros não oferecem.

Tirando os Lumias da Microsoft, vemos marcas como HP, Acer e Alcatel chegar ao sistema da Microsoft, para além de outras marcas menos conceituada, como Yezz Mobile. Recentemente, surgiram notícias que dão conta de ROMs do Windows 10 Mobile preparadas para vários telefones equipados com o Android.

Entre esses aparelhos, destaque para o Xiaomi Mi 5 e para o OnePlus 2 e 3. Quem dá conta disso é Windows Central. Para além disso, marcas como a HTC já demonstraram interesse em regressar à plataforma da Microsoft. Isto é a prova de que a ideia da Microsoft para o Windows 10 Mobile – apesar da lentidão em pegar no mercado, vai de encontro aquilo que a Google fez no passado com o Android: desenvolver um sistema operativo móvel para vários fabricantes.

As aplicações, ou melhor, a falta delas, é o grande calcanhar de Aquiles do Windows Phone. Não fosse isso, provavelmente o sistema operativo móvel da Microsoft já estaria a fazer mossa na concorrência.

A verdade é que o Windows 10 completa um ecossistema (PC, tablet e smartphone) que a concorrência não oferece, pelo menos no presente. A prova disso é o Continuum, que pode tornar o smartphone num autêntico computador, bastando ligar o mesmo a um ecrã.

Em destaque

Subir