Mundo

Wikipédia em protesto contra lei antipirataria que “limita conhecimento livre”

wikipedia_sopaA enciclopédia livre está fechada, em protesto contra a lei antipirataria, durante as 24 horas desta quarta-feira. Na edição inglesa, a Wikipédia apresenta hoje apenas uma mensagem e uma ligação à legislação SOPA (Stop Online Piracy Act), que o Congresso dos EUA pretende aprovar. Nas restantes línguas, a Wikipédia tem um banner a alertar os utilizadores para a nova lei, encarada como “censura” e atentado à liberdade de expressão”. Gigantes como a Google e o Facebook também se juntaram a esta luta.

Os cibernautas que acederem ao site Wikipédia, durante o dia de hoje, na edição inglesa, podem apenas visualizar uma frase a defender o livre ao conhecimento e um link para a legislação SOPA, que leva a esta ação de protesto.

“Ao longo de mais de uma década, investimos milhões de horas, a construir a maior enciclopédia do mundo. Agora, o Congresso dos EUA estuda uma legislação que poderá pôr em causa a Internet livre. Durante 24 horas, desligaremos a Wikipédia, para alertar as consciências das pessoas”, pode ler-se, numa das duas páginas disponibilizadas.

A outra página apresentada explica o que representa a lei SOPA, que pretende acabar com a pirataria na Internet, mas que coloca em causa projetos como a Wikipédia.

O objetivo supremo da lei – acabar com a pirataria e impedir a venda de substâncias ilícitas na Internet, por exemplo – não é a razão do protesto. O fundador da Wikipédia teme, no entanto, que, na tentativa de acabar com um mal enraizado, se esteja a limitar a liberdade no mundo virtual.

A enciclopédia livre criada por Jimmy Wales, na edição portuguesa e nas restantes línguas, apresenta um banner. Clicando nesse banner, entra-se numa página semelhante à inglesa: sem conteúdos e um texto a repudiar a SOPA.

A Wikipédia realça que, com a ajuda de “milhões de voluntários de todo o mundo”, contribuiu para a “partilha do conhecimento”. Os seus responsáveis revelam que querem que este conhecimento “chegue a todos” e apenas por esse facto entendem que a Internet “deve ser livre”.

O Congresso dos Estados Unidos da América “está a considerar duas propostas de lei que “censuram e reprimem a maior comunidade livre do mundo”.

No mesmo texto, é referido que, “se as propostas de lei do SOPA ou PROTECTIP(Preventing Real Online Threats to Economic Creativity and Theft of Intellectual Property Act) forem aprovadas”, vai “destruir-se a liberdade” que permitiu o crescimento da Wikipédia.

Outros gigantes da Internet, como a Google, Facebook, Yahoo, Amazon, WordPress, Boing Boing ou Huffington Post também já se juntaram ao protesto que coloca em causa a livre partilha de informação.

O projeto e o protesto

A Wikipédia é uma enciclopédia online, produzida pelos próprios utilizadores, que têm poder de edição e criação de conteúdos. É apresentada como uma “comunidade virtual” constituída por “pessoas interessadas na construção de uma enciclopédia de alta qualidade, num espírito de respeito mútuo”.

A Wikipédia é uma enciclopédia online, produzida pelos próprios utilizadores, que têm poder de edição e criação de conteúdos. É apresentada como uma “comunidade virtual” constituída por “pessoas interessadas na construção de uma enciclopédia de alta qualidade, num espírito de respeito mútuo”.

Em causa está a luta pelos direitos autorais. Material protegido é multiplicado na Internet, através de milhões e milhões de usuários. Mas está, por outro lado, a luta contra a venda de estupefacientes. Rupert Murdoch, o magnata da comunicação social proprietário da NewsCorp, não concorda com Jimmy Wales e defende a lei SOPA.

Lei que, no entanto, pode até nem ser aprovada. A Casa Branca é contra o documento e Murdoch utilizou o Twitter para acusar Barack Obama de ceder aos interesses dos “patrões do Silicon Valley” que, segundo o magnata, “ameaçam os criadores de software com pirataria”.

Os responsáveis da enciclopédia livre têm visão oposta e incentivam os cibernautas que partilham o ideal de manter a Internet livre a “fazer valer a sua voz”, partilhando a mensagem nas redes sociais. E paradoxalmente, no dia em que se fecha, a Wikipédia deverá ter mais visitas do que nunca…

Em destaque

Subir