Mundo

Wikipédia 24 horas ‘offline’ nos EUA por discordar da lei SOPA de combate à pirataria

wikipedia_1Wikipédia realiza protesto contra nova legislação de combate à pirataria. A lei norte-americana SOPA, acrónimo que significa “Stop Online Piracy Act”, vai gerar um apagão no Wikipédia, que durante as 24 horas desta quarta-feira vai emitir uma mensagem de luta contra esta lei. Jimmy Wales, fundador da Wikipédia, espera que outros gigantes da Internet, como Google e Facebook, se juntem a esta causa.

A enciclopédia livre criada por Jimmy Wales vai suspender os conteúdos, nesta quarta-feira, nos EUA, numa medida extrema que tem como objetivo lutar contra uma lei que é encarada como restrilção à liberdade de opinião.

O objetivo supremo da lei – acabar com a pirataria e impedir a venda de substâncias ilícitas na Internet, por exemplo – não é a razão desta discórdia. O fundador da Wikipédia teme, no entanto, que, na tentativa de acabar com um mal enraizado, se esteja a limitar a liberdade de opinião no mundo virtual.

A lei SOPA quer suspender sites e prevê ainda penas de prisão para os proprietários de sites que publiquem conteúdos ilegais. Mas alguns postulados desta legislação mexem com os interesses da Wikipédia, bem como os interesses de outros gigantes, como Facebook e Google.

Em causa está, indiretamente, a permanente luta pelos direitos autorais. Material protegido é multiplicado na Internet, através de milhões e milhões de usuários. Mas está, por outro lado, a luta contra a venda de estupefacientes. Rupert Murdoch, o magnata da comunicação social proprietário da NewsCorp, não concorda com Jimmy Wales e defende a lei SOPA.

Lei que, no entanto, pode até nem ser aprovada. A Casa Branca é contra o documento e Murdoch utilizou o Twitter para acusar Barack Obama de ceder aos interesses dos “patrões do Silicon Valley” que, segundo o magnata, “ameaçam os criadores de software com pirataria”.

Durante as 24 horas desta quarta-feira, a Wikipédia dos Estados Unidos apresentará uma mensagem de combate à lei SOPA. A partir das 5h00 de Lisboa de amanhã e até à mesma hora de quinta-feira, a enciclopédia livre não fornece conteúdos a um universo estimado em 100 milhões de leitores.

A Wikipédia é uma enciclopédia online, produzida pelos próprios utilizadores, que têm poder de edição e criação de conteúdos. É apresentada como uma “comunidade virtual” constituída por “pessoas interessadas na construção de uma enciclopédia de alta qualidade, num espírito de respeito mútuo”.

Em destaque

Subir