Cultura

Whitney Houston: Cala-se a Voz aos 48 anos

whitney_houstonWhitney Houston morreu aos 48 anos. A cantora foi encontrada sem vida num quarto do Beverly Hilton Hotel. Não são conhecidas as causas da morte da artista mais premiada de todos os tempos. A última atuação da norte-americana decorreu na passada quinta-feira.

Cala-se uma voz única, aos 48 anos, com a morte de Whitney Houston, que nasceu em Newark, a 9 de agosto de 1963, na cidade de Los Angeles. A cantora norte-americana foi encontrada morta num quarto de hotel e o seu óbito declarado às 15h55 locais, segundo adianta uma fonte da polícia.

Depois de uma carreira de sucesso, tornando-se a artista mais premiada de sempre, segundo o livro de recordes Guiness, Whitney perde a vida, com a dependência da cocaína e outras drogas a travar a sua ascensão no mundo da música.

A carreira e as dependências

Whitney Houston distinguiu-se com a sua voz única, a cantar pop e gospel. Também se celebrizou como atriz e modelo. Segundo o livro Guiness, Whitney Houston é a artista mais premiada de sempre.

Entre a longa lista de galardões que a cantora norte-americana arrecadou constam dois Emmy Awards, seis Grammy, 30 Billboard Music Awards e 22 American Music Awards. No total, a diva colecionou 415 prémios, conquistados até ao ano de 2010.

Whitney Houston vendeu mais de 200 milhões cópias de álbuns, em todo o mundo, tornando-se num dos maiores artistas mundiais. A sua música é inspirada pelo soul, por influência de diversos familiares, entre os quais a mãe e a sua madrinha: a eterna Aretha Franklin.

Os primeiros passos na música foram dados aos 11 anos, numa igreja de Newark, onde Whitney Houston cantavam gospel (o que a influenciou). Acompanhou a sua mãe em diversas atuações e acabou por ser chamada para a fama graças ao seu talento.

Um dia, Clive Davis, empresário da Arista Records, ouviu cantar Whitney Houston e chamou a jovem detentora de uma voz única para os primeiros passos de uma carreira de enorme sucesso.

O primeiro álbum foi lançado em 1985 e vendeu 25 milhões de cópias, tornando num sucesso tremendo. Whitney Houston foi lançada para a fama. Ao longo da sua carreira, repetiu êxitos e inspirou outros artistas afro-americanos.

Também no cinema foi protagonista, ao participar no filme O Guarda-Costas, em 1992. A banda sonora original. O tema ‘I Will Always Love You’ foi o mais vendido de sempre de uma artista feminina e é a único voz feminina a constar do top-5 dos mais vendidos.

Ao longo dos anos, a cantora Whitney Houston foi somando sucessos, com intensa produção entre 1996 e 2003. Nesta altura, assume publicamente a dependência de cocaína e outras drogas. Em 2009, lança ‘I Look to You’, o sétimo álbum – o derradeiro em estúdio.

Desde que assume que consome drogas, começa a inverter a curva da ascensão na sua carreira. Assinalou em 2005 os 25 anos da sua carreira. Reaparece, anunciando a sua reabilitação, e participa em ‘Sparkle’, que será lançado em setembro de 2012.

Foi reconhecida como uma das maiores artistas de sempre, graças a uma voz única, que a levou a conquistar o epíteto de ‘The Voice’ [A Voz], sendo inclusivamente comparada aos grandes ícones da música, como Sinatra, Elvis e a inspiradora Aretha Franklin.

A Revista Rolling Stone coloca Whitney Houston entre as 500 maiores artistas de todos os tempos. Whitney morre com 48 anos, a 11 de fevereiro de 2012, por motivos que ainda estão por determinar.

Surgem ecos de que terá ingerido comprimidos em excesso, mas só depois da autópsia os rumores poderão ser esclarecidos.

Em destaque

Subir