Velocidade

WEC: Toyota nega ‘pole’ à Porsche no Japão

BuemiDavisonFuji114BuemiDavisonFuji114 600A Toyota foi responsável por a Porsche não ter conseguido a ‘pole position’ para as 6 Horas de Fuji, prova japonesa do campeonato do mundo de resistência (WEC), que este domingo se disputa naquele traçado nipónico.

Seabstian Buemi – que sucedeu a Anthony Davidson aos comandos do TS040 Hybrid n.º 8 na qualificação – foi capaz de bater de baixar a média de quatro voltas da dupla em cerca de quatro décimas de segundo e assim impedir Timo Bernhard e Mark Webber de chegarem à tão almejada primeira posição da grelha de partida para a prova deste domingo.

Até sete minutos do final a qualificação – quando foi mostrada a bandeira vermelha e a sessão foi interrompida – a dupla da Porsche era a mais rápida, mas depois disso Buemi fez uma volta em 1m16,886s que acabou por colocar o Toyota n.º 8 na ‘pole’.

“Debatemo-nos para conseguir colocar os pneus à temperatura, mas quando fui para o carro não consegui igualar os tempos dele (Webber). mas a bandeira vermelha surgiu na volta em que espera melhorar um pouco a volta”, explicou Buemi.

WebberBernhardFuji114 600“Tive de esperar muito tempo no final as boxes e os pneus não estavam à temperatura e na primeira volta estava a um segundo da ‘pole’. Estava mesmo desesperado na última volta porque o carro estava cada vez melhor”, acrescentou o suíço.

Já Mark Webber não conseguiu melhorar o seu tempo após a situação de baneiras vermelhas e por isso ficou desiludido por não ter conseguido ser o mais rápido, queixando-se que não conseguiu tirar mais partido do carro. “Estava nas boxes e esperava ter feito o suficiente, porque não cometemos erros, mas não deu”, desabafou o australiano.

Neel Jani e Marc Lieb colocaram o segundo Porsche na terceira posição da grelha de partida, a quase quatro décimas dos seus companheiros de equipa e antecedendo o segundo Toyota, tripulado por Alex Wurz e Kazuki Nakajima, que terminaram a uma décima da dupla suíço-germânica.

Os dois Audi estiveram muito próximos entre si, com os quinto e sexto tempos, na última fila da grelha com protótipos de fábrica e a 1,2s da ‘pole positition’. André Lottter foi o mais rápido da marca dos quatro anéis superando em quatro décimas o outro R18 e-tron quattro que Tom Kristensen e Loic Duval partilham, depois de assumir o volante do carro n.º2 depois deste ter sido guiado por Benoit Trélyuer.

LottererTrelyuerFuji114 600Resultado da qualificação

1.º Anthony Davidson/Sebastian Buemi (Toyota) 1m26,886s

2.º Timo Bernhard/Mark Webber (Porsche) 1m26,929s

3.º Neel Jani/Marc Lieb (Porsche) 1m27,306s

4.º Alexander Wurz/Kazuki Nakajima (Toyota) 1m27,437s

5.º André Lotterer/Benoit Trélyuer (Audi) 1m26,118s

6.º Loic Duval/Tom Kristensen (Audi) 1m26,165s

7.º Nicolas Prost/Nick Heidfeld (Rebellion) 1m31,751s

8.º Andrea Belicchi/Fabio Leimer (Rebellion) 1m32,245s

9.º Roman Rusinov/Olivier Pla (Ligier) 1m33,062s

10.º Gustavo Yacaman/Alex Brundle (Morgan) 1m33,569s

Em destaque

Subir