Velocidade

WEC: Toyota inicia temporada com dobradinha nas 6 Horas de Silverstone

ToyotaSilverstone314ToyotaSilverstone314 600A Toyota não podia ter começado melhor a temporada no Campeonato do Mundo de Resistência, pois conseguiu uma ‘dobradinha’ nas 6 Horas de Silverstone, com o triunfo de Sebastien Buemi, Anthony Davison e Nicolas Lapierre e a segunda posição de Alexander Wurz, Kazuki Nakajima e Stéphane Sarrazin.

Não obstante ter sido o carro n.º 7 a largar da ‘pole position’ e ter liderado no começo da corrida, o triunfo acabou por ir para o n.º 8,  já que montou pneus intermédios da Michelin quando começou a chover ligeiramente no final da primeira hora de prova.

Já no n.º 7 a mudança para pneus de chuva forte aquando da primeira paragem revelou-se uma decisão errada, numa corrida que acabou por ser encurtado pelo diretor de corrida, Eduardo Freitas, por razões de segurança quando a pista ficou demasiado alagada para se poder atingir altas velocidades.

PorscheSilverstone414 600A Porsche acabou por conseguir a terceira posição na estreia do 919 Hybrid, através do único carro que conseguiu concluir a prova, o n.º 20 de Mark Webber, Timo Bernhard e Brendon Hartley. Mesmo assim o LMP1 da marca de Weissach terminou a corrida a duas voltas do Toyota segundo classificado.

O outro Porsche 919 – o n.º14 entregue a Neel Jani, Roman Rusinov e Marc Lieb – foi obrigado a abandonar na sequência de danos na suspensão depois de uma saída de pista de Jani quando o suíço perdeu a roda dianteira esquerda. Depois a este problema somou-se outro hidráulico.

Contudo o dia foi bem pior para a Audi, que pela primeira vez em muitos anos não chegou qualquer um dos seus R18 e-Tron Quattro ao fim. Primeiro foi Lucas di Grassi a perder o controlo do carro n.º 1 em Abbey, quando o brasileiro encontrou o piso demasiado escorregadio no final da primeira hora.

Apesar de Di Grassi ter conseguido levar o carro até às boxes os estragos na suspensão dianteira revelaram-se irreparáveis.

Já no carro n.º2 o primeiro atraso surgiu com um pião de André Lotterer em Stowe, mais uma vez devido às más condições climatérias. O ‘golpe de misericórdia’ veio quando Benoit Tréluyer acabou de destruir a frente do carro quando perdeu o controlo e bateu contra o muro em Copse. Mais uma vez os estragos na suspensão dianteira ditaram o abandono.

PorscheSilverstone314 600Na categoria LMP2 a G-Drive confirmou o favoritismo denunciado na qualificação, permitindo a vitória a Olivier Pla, Roman Rusinov e Julien Canal, equanto que em GTE Pro a Porsche dominou com os 911 oficiais da Manthey Racing, com uma dobradinha das triplas Fred Makowiecki/Marco Holzer/Richard Lietz e Nicky Tandy, Jorg Bergmeister e Patrick Pilet.

Álvaro Parente cedo deixou de poder lutar pelas primeiras posições nesta classe, já que Matt Griffin protagonizou um despiste que acabou por contribuir para o sexto posto final do Ferrari 458 da RAM Racing.

Já Pedro Lamy chegou a liderar a categoria GTE Am, mas na fase final a vitória acabou por ir para o outro Aston Martin inscrito na classe, o n.º 95, guiado por Kurt Thiim, Kristian Poulsen e David Heinemeier-Hansson.

Classificação
1.º Davidson/Lapierre/Buemi (Toyota) 168 voltas
2.º Wurz/Sarrazin/Nakajima (Toyota) a 1 volta
3.º Bernhard/Webber/Hartley (Porsche) a 2 voltas
4.º Prost/Heidfeld/Beche (Lola Toyota) a 8 voltas
5.º Rusinov/Pla/Canal (Morgan Nissan) a 13 voltas
6.º Howson/Bradley/Matsuda (Oreca Nissan) a 14 voltas
7.º Holzer/Makowiecki/Lietz (Porsche) a 20 voltas
8.º Pilet/Bergmeister/Tandy (Porsche) a 20 voltas
9.º Turner/Mücke (Aston Martin) a 20 voltas
10.º Bruni/Vilander (Ferrari) a 20 voltas

Em destaque

Subir