Velocidade

WEC: Toyota garante segunda vitória consecutiva impondo-se em Spa

Toyota8Spa214Toyota8spa214 600A Toyota alcançou a sua segunda vitória consecutiva no Campeonato Mundo de Resistência, ao impor-se nas 6 Horas de Spa-Francorchamps, disputadas este sábado na famosa pista belga das Ardenas. O triunfo foi alcançado pelo TS040 Hybrid nº 8, tripulado por Nicolas Lapierre, Sebastien Buemi e Anthony Davison.

A tripla vencedora arrancou para a corrida da segunda posição, atrás do Porsche n.º 14 que Neel Jani e Marc Lieb tinham colocado na ‘pole postion’, mas apesar de inicialmente estes terem chegado a deter mais de 15 segundos de vantagem sobre o Toyota vencedor, acabariam por não conseguir manter o comando da prova.

Na segunda hora da corrida, e depois de não ter trocado pneus, Buemi conseguiu assumir a liderança, enquanto Lieb rendia Jani trocando para Michelin novos.

O suíço da Toyota conseguiu então afastar-se dos seus perseguidores, e manteve-se no primeiro posto, mesmo na segunda ronda de paragens nas boxes, quando o Porsche n.º 14 manteve os mesmos pneus.

Romain Dumas passou para os comandos e manteve-se a 50 segundos dos líderes, mas não por muito tempo, já que pouco depois um problema no sistema híbrido do 909 fê-lo reduzir o andamento.

Audi1Spa214 600Este facto acabou por fazer o Porsche perder muito tempo e duas posições, permitindo a Loic Duval, Tom Kristensen e Lucas di Grassi levarem o Audi n.º 1 à segunda posição. Um excelente resultado, depois das dificuldades sentidas no início da prova pelos três R18 e-Tron Quattro.

Quando Dumas conseguiu resolver os seus problemas no Porsche já era demasiado tarde para ir buscar o Audi n.º 1 e também o Toyota n.º 7, que Stéphane Sarrazin, Kazuki Nakajima e Alexander Wurz levaram ao último lugar do pódio.

Já Filipe Albuquerque realizou um longo primeiro turno sem problemas no Audi n.º 3, sentindo inicialmente alguns problemas para conseguir a temperatura ideal dos pneus. Mas a consistência do seu andamento permitiu entregar o carro a Marco Bonanomi na sexta posição em que acabaria por terminar.

Ferrari51Spa214 600Longe da ‘guerra’ dos GTE Pro, em que Gianmaria Bruni e Toni Vilander conseguiram um triunfo importante para o Ferrari da AF Corse, Pedro Lamy fez uma prova ao ataque, conseguindo rodar na segunda posição dos GTE Am. Perto do final, o piloto português – que dividiu o Aston Martin n.º 98 com Christoffer Nygaard e Paul Dalla Lana – teve de se resignar com o terceiro posto na categora ganha pelo Ferrari de Luis Perez-Compac, Marco Ciocci e Mattia Venturi,

Classificação

1.º Buemi/Davidson/Lapierre (Toyota) 171 voltas
2.º Duval/Di Grassi/Kristensen (Audi) + 1m13,926s
3.º Nakajima/Sarrazin/Wurz (Toyota) + 1m20,861s
4.º Jani/Dumas/Lieb (Porsche) + 1 volta
5.º Fässler/Lotterer/Tréluyer (Audi) + 1 volta
6.º Albuquerque/Bonanomi (Audi) + 2 voltas
7.º Prost/Heidfeld/Beche (Rebellion) + 10 voltas
8.º Pla/Canal/Rusinov (Morgan-Nissan) + 11 voltas
9.º Tinknell/Dolan/ Gené (Zytek-Nissan) + 11 voltas.
10.º Howson/Bradley/Imperatori (Oreca-Nissan) + 12 voltas

Em destaque

Subir