Velocidade

WEC: Audi e Porsche preparam temporada

PorscheLMP1 1PorscheLMP1 600A Audi e a Porsche estão a preparar já a sua participação no Campeonato do Mundo de Resistência (WEC) do próximo ano, realizando testes. Enquanto a marca dos quatro anéis rumou aos Estados Unidos a casa de Weissach preferiu o Autódromo Internacional do Algarve.

Na pista portuguesa Mark Webber estreou-se aos comandos do Porsche LMP1, o protótipo com que vai atacar o campeonato no seu regresso à categoria principal do WEC. Uma experiência nova para o australiano, que há poucas semanas deixou a Fórmula 1 e a Red Bull.

São muitas coisas novas para Webber, pois para além de se tratar de um carro fechado possui uma mecânica bem diversa de um F1 – um motor de quatro cilindros a gasolina híbrido, equipado com dois motores elétricos.

“O meu primeiro dia neste projeto fascinante foi uma experiência intensa para mim. Gostaria de agradecer à Red Bull de me dar a oportunidade de participar neste projeto mais cedo. É um passo da maior importância, pois permite-me integrar-me mais rapidamente na equipa e contribuir mais no desenvolvimento do LMP1”, referiu o piloto de Queanbeyan.

Já Fritz Enzinger agradeu à Red Bull ter libertado Mark Webber, explicando que este teste no Algarve se concentrou nas suspensões e trabalho de pneus conjuntamente com a Michelin.

“Cada quilómetro tem sido importante, proporcionando-nos novos dados que permitiram avançar no desenvolvimento. Os nossos esforços vão continuar em 2014 até ao início da temporada em Silverstone. Ainda há muito a fazer”, explicou o diretor da Porsche Motorsport.

De referir que na marca alemã Mark Webber se junta a Timo Bernhard, Romain Dumas e Neel Jani, os pilotos já confirmados, sendo que os dois nomes que faltam serão anunciados no próximo fim-de-semana, durante a entrega de prémios Porsche Night of Champions. Mas acredita-se que sejam Marc Lieb, piloto da marca nos GT, e Brendon Hartley, ex-piloto do Red Bull Junior Team.

AudiLMP1 600

Entretando a Audi esteve em Sebring a testar o seu novo LMP1, o R18 e-Tron Quattro, que teve de dividir a pista da Florida com a Corvette Racing, que se prepara para o novo campeonato americano de carros de sport.

Apesar do carro da marca dos quatro anéis surgir com uma decoração camuflada, o diretor da Audi Sport, Wolfgang Ullrich, referiu: “Depois de construirmos o primeiro protótipo, testar em várias pistas é a altura de agora irmos para os palcos principais.

Durante este teste a Audi concentrou-se sobretudo em dar quilómetros ao complexo sistema híbrido e otimizar a eficiência de todo o conjunto a utilizar na próxima temporada. E depois deste ensaio será empacotado para ser apresentado oficialmente no próximo dia 18, onde serão conhecidas as formações de pilotos para 2014.

Em destaque

Subir