Cultura

Wassily Kandinsky, o pai da arte abstrata, lembrado com doodle

Wassily KandinskyWassily Kandinsky é hoje homenageado com um google doodle, no dia em que se assinala o 148.º aniversário do seu nascimento. O russo, que nasceu em Moscovo em 1866 e começou a pintar aos 30 anos, é considerado o pai da arte abstrata.

Nascido em Moscovo, em 1866, Wassily Kandinsky cresceu em Odessa, estudando Direito e Economia na Universidade de Tartu, na Estónia.

Mudou-se para Munique em 1896, à procura de um lugar na Academia de Belas Artes da cidade, sendo admitido.

E é precisamente nessa academia que Kandinsky emerge como pintor e como teórico das artes, exibindo o seu talento e criando uma marca inovadora, na pintura.

Inspirado pelo pintor impressionista francês Claude Monet, Wassily Kandinsky é considerado o primeiro artista verdadeiramente abstrato.

Kandinsky comparava a a pintura à música: “A cor é um teclado. Os olhos marcam o ritmo. Alma é um piano com muitas cordas. O artista é a mão que toca, uma nota ou a outra, para provocar vibrações na alma”.

Este texto resume a sua ligação espiritual às artes e ajuda a perceber a paixão que depositava em cada quadro, em toda a sua imensa obra, hoje recordada com um google doodle.

Depois de se tornar um dos grandes talentos, reconhecido no mundo das artes, Kandinsky regressa para a Rússia, terra natal, no início da I Guerra Mundial, em 1914.

Volta para a Alemanha em 1921, por discordar das teorias oficiais sobre a arte defendidas pelo regime comunista.

Em 1933, emigra para a França, onde viveu o resto dos seus dias, morrendo em 1944. Hoje, é recordado com um doodle, no maior motor de busca do mundo. Veja o doodle:

doodle arte abstrata 600

Em destaque

Subir