Economia

Wall Street fechou em forte alta no primeiro dia após as eleições intercalares

A bolsa nova-iorquina encerrou hoje em alta acentuada, no dia seguinte às eleições intercalares nos Estados Unidos da América (EUA), satisfeita com o fim da incerteza que estava associada a este escrutínio, de desfecho positivo para os democratas.

Os resultados definitivos da sessão indicam que o seletivo Dow Jones Industrial Average valorizou 2,13 por cento, para os 26.180,30 pontos.

O tecnológico Nasdaq foi o que apresentou a maior subida, ao terminar com um avanço de 2,64 por cento, para as 7.570,75 unidades.

O alargado S&P500, por seu turno, progrediu 2,12 por cento, para os 2.813,89 pontos.

“As eleições de metade do mandato (presidencial) e toda a incerteza envolvente estão atrás de nós”, comentou Alan Skrainka, da Cornerstone Wealth Management.

Apesar de a perspetiva de um Congresso dividido e de potenciais bloqueios legislativos, os investidores ficaram aliviados por saírem da atualidade eleitoral e entrarem num período tradicionalmente fausto para os mercados acionistas nos EUA.

O índice S&P500, que junta as 500 maiores empresas cotadas no país, progrediu 13,8 por cento em média no ano posterior a estas eleições desde 1926, calculou o Wells Fargo.

A subida dos índices que se verificou hoje também foi favorecida por um efeito de recuperação, depois de um mês calamitoso em Wall Street, no qual o S&P500 teve a pior descida mensal desde 2011.

Durante esta sessão, onde todos os 11 subíndices setoriais do S&P500 avançaram, o da saúde apresentou um vigor particularmente destacável, ao ganhar 2,94 por cento, graças à perspetiva de uma regulação menos forte sobre o preço dos medicamentos.

“Parece difícil imaginar as duas câmaras do Congresso adotarem uma posição comum referente à descida do preço dos medicamentos”, notou Skrainka.

Em destaque

Subir