Economia

Wall Street fecha com variações mínimas insensível a polémica com acordo nuclear

A bolsa nova-iorquina encerrou hoje perto do equilíbrio, com os investidores pouco sensíveis ao esperado anúncio feito pelo Presidente Donald Trump da retirada dos EUA do acordo sobre o nuclear iraniano.

Os resultados definitivos da sessão indicam ganhos mínimos para os índices Dow Jones Industrial Average e Nasdaq e um recuo também escasso do S&P500.

Assim, o primeiro daqueles índices valorizou 0,01 por cento, para os 24.360,21 pontos, e o Nasdaq avançou 0,02 por cento, para os 7.266,90.

O S&P500, por seu lado, perdeu 0,03 por cento, para os 2.671,92 pontos.

O Presidente norte-americano anunciou hoje a retirada total dos EUA do acordo multilateral internacional com o Irão, optando por uma posição intransigente, criticada pelos seus aliados europeus e rejeitada duramente por Teerão.

Esta decisão, se bem que já esperada pelos investidores, teve um feito “desestabilizador” para os índices ao longo da sessão, comentou Phil Davis, da PSW Investments, conhecidos “os riscos regionais que ela implica”.

Mas as cotações acabaram por recuperar na parte final da sessão.

“O mais curioso nesta história é a progressão dos valores do setor da energia, apesar de o petróleo ter decido fortemente”, notou Maris Ogg, da Tower Bridge Advisors.

O subíndice do S&P500 que os agrupa avançou 0,78 por cento, apesar de o petróleo cortado em Nova Iorque ter recuado na sessão de hoje.

“Os investidores já se habituaram a escutar as primeiras decisões (de Trump) sobre um assunto e veem-nas como parte de uma estratégia de negociação”, considerou Ogg.

Esta operadora lembrou a posição muito dura de Trump no início das discussões com a Coreia do Norte, antes de as aliviar.

A propósito, Trump anunciou hoje que o secretário de Estado, Mike Pompeo, viajou para a Coreia do Norte para preparar o seu encontro com Kim Jong-un.

Em destaque

Subir