Economia

Wall Street fecha sem direção com desilusão resultados e dúvidas internacionais

A bolsa nova-iorquina fechou hoje sem direção, depois de uma sessão marcada por resultados dececionantes e um aumento das incertezas relativas às relações comerciais com a China e o acordo nuclear com o Irão.

Os resultados definitivos da sessão indicam que o Dow Jones Industrial Average valorizou 0,02 por cento, para os 23.930,15 pontos, mas os outros dois índices de referência recuaram.

Assim, o Nasdaq perdeu 0,18 por cento, para os 7.088,15 pontos, e o S&P500 recuou 0,23 por cento, para as 2.629,73 unidades.

“No seu conjunto, a época dos resultados é muito boa e a recente descida dos índices deixa-me perplexo”, afirmou William Lynch, da Hinsdale Associates.

“Todas estas boas notícias estejam talvez integradas nos preços das ações ou talvez os investidores se estejam a dizer que já se atingiu um pico”, avançou.

Em todo o caso, hoje, os índices sofreram com os resultados ou previsões dececionantes, para os investidores, do fabricante de viaturas elétricas Tesla, que baixou 5,55 por cento, e da plataforma de música em linha Spotify, que perdeu 5,66 por cento, dois títulos considerados como valores ascendentes.

O nervosismo dos investidores foi também estimulado pela manutenção da indefinição, na cena internacional, em assuntos como as discussões em curso em Pequim, entre as autoridades chinesas e uma delegação norte-americana de alto nível, sobre as relações comerciais entre os dois países, ou a decisão de Donald Trump sobre o acordo nuclear iraniano.

Mas o principal fator de fragilidade do mercado acionista neste momento “é o próprio comportamento dos investidores”, que parecem ter “uma tendência persistente a vender desde que os índices se reforcem, por pouco que seja, e uma falta de convicção para comprar quando eles descem”, estimou Patrick O’Hare, da Briefing.

Em destaque

Subir