Economia

Wall Street fecha em perda perante realização de ganhos e frieza com resultados

A bolsa nova-iorquina encerrou hoje em perda, com os investidores a fazerem algumas vendas para realizarem ganhos, no seguimento de várias sessões positivas, e perante resultados trimestrais de várias empresas emblemáticas friamente acolhidos.

O seletivo Dow Jones Industrial Average perdeu 0,53 por cento, para os 25.064,50 pontos, depois de cinco sessões consecutivas de alta.

O tecnológico Nasdaq cedeu 0,37 por cento, para as 7.825,30 unidades, e o alargado S&P500 recuou 0,40 por cento, para as 2.804,49.

A sessão foi marcada pela retração, no seguimento da divulgação dos seus resultados trimestrais, do emissor de cartões de crédito American Express, em 2,73 por cento, e da seguradora Travelers, em 3,71 por cento, dois membros do Dow Jones, bem como do produtor de alumínio Alcoa, que desvalorizou 13,34 por cento, e do sítio de comércio em linha eBay, que perdeu 10,12 por cento.

Os seus números foram recebidos friamente pelos investidores, mesmo que, “no seu conjunto, o mercado fez bem melhor do que esperado” desde o início da época de resultados, destacou Sam Stovall, da CFRA.

Este desempenho é atribuído “à capacidade das direções de empresas em melhor corresponder às expectativas dos analistas”, a “importantes programas de compras de ações” e ao “bom comportamento da economia”.

Stovall considerou também que “a grande questão parece ser a de determinar a solidez do crescimento no segundo trimestre, saber se o (a taxa de crescimento do) PIB vai atingir os 4 por cento, ou inclusive superá-los”.

Neste contexto, os grandes índices de Wall Street “subiram muito em pouco tempo, deixando-os vulneráveis a alguma realização de ganhos”, estimou Patrick O’Hare, da Briefing, sublinhando que o Nasdaq já tinha avançado 4,6 por cento desde o início do mês, o Dow Jones progredido 3,8 por cento e o S&P 500 valorizado 3,6 por cento.

Em destaque

Subir