Economia

Wall Street fecha em baixa arrastada pela lira turca

A bolsa nova-iorquina encerrou hoje em baixa, com os investidores a cederem à forte desvalorização da lira turca, receando o contágio a outros países, o que levou o dólar para um máximo de mais de um ano.

Os resultados definitivos da sessão indicam que seletivo Dow Jones Industrial Average perdeu 0,77 por cento, para os 25.313,14 pontos, o tecnológico Nasdaq recuou 0,67 por cento, para as 7.839,11 unidades, e o S&P500 desvalorizou 0,71 por cento, para as 2.833,28.

No conjunto da semana, os três índices também divergiram, com o Dow Jones e o S&P500 a recuarem respetivamente 0,59 por cento e 0,25 por cento, enquanto o Nasdaq avançou 0,35 por cento.

“Os fatores de risco que envolvem a Turquia são elevados”, comentou Peter Cardillo, da Spartan Capital.

Em forte instabilidade desde há semanas, a divisa turca perdeu hoje até 24 por cento do seu valor face ao dólar dos EUA, uma quebra exacerbada por mais um anúncio protecionista de Donald Trump, que duplicou as tarifas alfandegárias aplicadas ao aço e alumínio provenientes da Turquia.

Ancara “pode fazer sofrer alguns Estados europeus, como Itália, Espanha ou França, fazendo pressão sobre o seu setor bancário”, comentou Cardillo.

O Banco Central Europeu está preocupado com um eventual contágio desta crise monetária a alguns bancos europeus muito presentes na Turquia, escreveu hoje o Financial Times.

Do outro lado do Atlântico, os bancos norte-americanos foram pouco afetados por esta fragilização do setor bancário europeu, com o subíndice do S&P500 que agrupa estes valores a perder 1,16 por cento.

O afundamento da divisa turca teve também por consequência uma forte valorização do dólar, que atingiu um máximo de 13 meses perante um cabaz de divisas, entre as quais o euro.

Acontece que um dólar elevado é negativo para as exportações norte-americanas, que veem a sua competitividade reduzir-se.

Em destaque

Subir