Economia

Wall Street fecha em baixa arrastada pelo setor da tecnologia

A bolsa nova–iorquina fechou hoje em baixa, com os investidores a cederem ao recuo das cotações do petróleo e à fragilidade dos valores tecnológicos, apesar da revisão em alta do crescimento da economia dos EUA.

Os resultados definitivos da sessão indicam que o Dow Jones Industrial Average perdeu 0,04% (9,29 pontos), para as 23.848,42 unidades, e o S&P500 desvalorizou 0,29% (7,62), para as 2.605,00.

O recuo mais forte foi o do Nasdaq, que perdeu 0,85% (59,58), para os 6.949,23 pontos.

“Os ‘stocks’ norte-americanos de petróleo aumentaram, o que afeta normalmente os preços do petróleo” e as empresas ligadas a esta indústria, salientou Quincy Krosby, da Prudential.

Depois da publicação de um relatório da Agência norte-americana de Informação sobre a Energia (EIA, na sigla em inglês) sobre os ‘stocks’ semanais, os valores da energia agrupadas no subíndice respetivos no S&P500 recuaram 1,99%, a descida mais forte entre os 11 em que se subdivide aquele índice de referência.

Os valores tecnológicos tornaram hoje a tremer, arrastados pela queda da Amazon, que perdeu 4,38%, depois de serem divulgadas informações a propósito da vontade de Donald Trump enquadrar o domínio desta emersa relevante da internet. Estes rumores foram desmentidos hoje pela Casa Branca.

De forma mais geral, o receio de uma regulação acrescida do setor tecnológico, depois do aparecimento do escândalo Facebook, que hoje encerrou com uma subida de 0,53%, sobre a utilização de dados privados, continua a motivar o pessimismo dos investidores.

“Ninguém em Wall Street gosta de regulação e em particular ninguém sabe em que proporções o controlo destas empresas vai ser imposto”, estimou Sam Stovall, da CFRA.

Os investidores puderam, mesmo assim, beneficiar da subida surpresa da taxa de crescimento da economia norte-americana no quarto trimestre de 2017, com uma terceira estimativa de 2,9% contra os 2,6% antecipados.

“É uma boa e uma má notícia na medida em que isso possa dar ‘luz verde’ a próximas subidas de taxas”, indicou Ken Berman, da Gorilla Trades.

As subidas das taxas de juro por parte da Reserva Federal encarecem os custos de financiamento das empresas.

Em destaque

Subir