Nas Notícias

Wall Steet fecha em alta na expetativa da descida de juros por parte da Fed

A bolsa nova-iorquina fechou hoje em alta ligeira, com os investidores na expetativa de uma eventual descida das taxas de juro por parte do banco central dos EUA, a Reserva Federal (Fed).

Os resultados definitivos da sessão indicam que o índice seletivo Dow Jones Industrial Average valorizou 0,13 por cento, para os 27.110,80 pontos.

Da mesma forma, o tecnológico Nasdaq subiu 0,40 por cento, para as 8.186,02 unidades, e o alargado S&P500 avançou 0,26 por cento, para as 3.005,70.

“Se a Fed não descer as suas taxas em 25 pontos-base (0,25 pontos percentuais), os investidores ficarão em estado de choque. A instituição tem enviado sinais muito claros”, estimou Maris Ogg, da Tower Bridge Advisors.

Porém, segundo o operador bolsista CME, a maioria (53 por cento) dos atores financeiros espera que as taxas fiquem inalteradas no final da reunião sobre política monetária da Fed, que acaba na quarta-feira.

Contudo, há uma semana os que apostavam em uma descida de 0,25 pontos percentuais excediam os 90 por cento.

“As expetativas dos agentes financeiros diminuíram nos últimos dias”, concedeu Karl Haeling, da LBBW, adiantando que a probabilidade de uma acentuada descida das taxas até ao final do ano, além da eventual descida na quarta-feira, reduziu-se de forma considerável.

“As estatísticas económicas são um pouco melhores do que o antecipado”, realçou Ogg.

A produção industrial nos EUA acelerou em agosto, com a sua taxa de 0,6 por cento a ser a mais forte desde há um ano, o que superou largamente as expetativas dos analistas, segundo os números divulgados hoje pela Fed.

Em destaque

Subir