Tecnologia

W4300: A FirePro da AMD é uma placa de vídeo de nível profissional

firepro w4300A W4300 é a nova aposta da AMD nas placas de vídeo. A mais recente placa da linha profissional FirePro é direccionada para workstations, ilhas de edição de vídeo e para computadores aos quais é exigido processamento gráfico pesado, como os que têm o AutoCAD.

Tendo sido concebida em torno de uma GPU Bonaire, a W4300 tem formato compacto para caber em caixas mais pequenas, na linha de entrada das FirePro.

Com 768 processadores stream, a placa de vídeo pode atingir até aos 930 MHz de velocidade.

A GPU opera com 4 GB de memória RAM no padrão GDDR5, que vai até aos 6 Gbps.

Com uma interface de 128 bits, a placa exige um consumo máximo de energia de 50 watts, o que fica bem baixo de outras placas com o mesmo nível de performance.

A W4300 está também já pronta a suportar a FreeSync, a tecnologia da AMD que os gamers bem conhecem por agilizar o processo de comunicação entre a placa de vídeo e o monitor.

Não dispõe de saída HDMI, mas apresenta quatro portas DisplayPort 1.2a, as quais podem ser usadas simultaneamente para distribuir o mesmo sinal de vídeo para vários monitores.

Apresentada durante o Autodesk Univesity 2015, a FirePro W4300 aposta sobretudo num consumidor profissional que trabalhe com grandes modelos geométricos, utilizados em softwares de engenharias, como o AutoCAD, o SolidWorks e o PTC Creo.

Em destaque

Subir