Nas Notícias

Votação do OE2021 arrisca “aumento exponencial” do extremismo político, avisa ex-ministro

Miguel Poiares Maduro, que foi ministro Adjunto e do Desenvolvimento Regional num Governo do PSD, considerou que a votação do Orçamento de Estado para 2021 (OE2021) poderá levar a eleições antecipadas.

Em causa está a falta de “uma solução à esquerda” para viabilizar o OE2021, fator que pode levar o PS a aproximar-se do PSD.

Só que que falta “legitimidade” aos sociais-democratas para viabilizarem a proposta do Governo socialista, pelo que um acordo entre PSD e PS teria de ser “legitimado” nas urnas, defendeu o ex-ministro, em declarações ao ‘Fórum’ da TSF.

“Não se encontrando uma solução à esquerda, até posso admitir que o país necessite de um Governo mais alargado, mas acho que isso teria de passar sempre por uma legitimação nova e renovada dos portugueses em eleições”, sustentou.

Um ‘centrão’ para viabilizar o OE2021 não estava previsto nas “alternativas que estiveram presentes nas últimas eleições”, pelo que, a acontecer, agrava o risco de “um aumento exponencial dos extremos do nosso sistema político”, frisou o antigo quadro do PSD.

“Acho sempre muito complicado assumir uma solução política totalmente diferente daquela que foi legitimada nas eleições sem primeiro dar, de novo, a voz aos portugueses”, concluiu Poiares Maduro, aludindo às últimas legistativas, que ocorreram após a ‘gerigonça’ de esquerda ter permitido ao primeiro mandato do Governo de António Costa chegar ao fim.

Em destaque

Subir