Mundo

Voos suspensos no aeroporto de Heathrow após avistamento de drone

O principal aeroporto londrino, Heathrow, suspendeu hoje as partidas de voos por precaução, após o avistamento de um ‘drone’ (veículo aéreo não-tripulado).

“Respondemos a uma indicação de um drone em Heathrow e trabalhamos em estreita colaboração com a polícia de Londres para evitar qualquer ameaça à segurança operacional. Por precaução, suspendemos as partidas para podermos investigar”, indicou o aeroporto na sua conta da rede social Twitter.

O Governo britânico anunciou hoje o reforço de medidas contra os ‘drones’, após a presença destes aparelhos na pista ter provocado o caos em finais de dezembro no aeroporto de Gatwick, em Londres.

As aeronaves não tripuladas (‘drones’) serão proibidas numa área de cinco quilómetros ao redor dos aeroportos, um aumento face ao número de quilómetros impostos até agora (um quilómetro), indicou na noite de segunda-feira o Governo.

A partir de 30 de novembro, os detentores de drones que pesam entre 250 gramas e 20 quilos terão que se registar e passar por um teste de competências para pilotar drones.

A polícia poder aplicar multas de até 100 libras (112 euros) se, por exemplo, um utilizador de drone se recusar a pousar o aparelho ou não apresentar prova de registo.

Em 22 de dezembro, todos os voos em Gatwick, o segundo aeroporto britânico depois de Heathrow, ficaram suspensos e mais de 100.000 passageiros foram afetados, após alguns drones terem sido vistos nas imediações da pista.

Em destaque

Subir