Economia

Voo Lisboa-Nova Iorque: Delta Air Lines assume concorrência à TAP

As operações da Delta Air Lines regressam a Portugal, 22 anos depois. A companhia aérea começa hoje a voar entre Lisboa e Nova Iorque, assumindo a concorrência direta à TAP. As projeções apontam para 80 mil passageiros até 28 de outubro, metade deles a vir dos EUA para Portugal.

Rafael Ruiz, diretor regional de vendas do sul da Europa da Delta Air Lines, salienta que a aposta da empresa é num voo diário entre o Humberto Delgado e o John Fitzgerald Kennedy, até 28 de outubro, mas com intenção de reforçar as operações no inverno.

A Delta Air Lines “está preparada” para concorrer diretamente com a TAP, que reforçou a aposta no mercado da América do Norte desde que o controlo passou para as mãos de David Neeleman, garante o responsável.

“A ligação aérea entre Lisboa e JFK vai ser assegurada diariamente por um Boeing 757-200, com 163 lugares. Prevemos transportar cerca de 80 mil pessoas nesta rota durante este período, cerca de 40 mil turistas para Portugal. Neste momento, já temos um load factor previsto de 83 por cento para o mês de junho”, aponta Rafael Ruiz.

A confirmarem-se esses números, a Delta Air Lines vai passar a usar aviões com mais capacidade na ligação Lisboa-Nova Iorque.

“Se os dados de procura se mantiverem ao longo deste período, é possível que, no próximo ano, prolonguemos este voo para além do verão, depende da procura”, reconhece o diretor regional: “Mas vamos ter de construir essa possibilidade e de garantir também passageiros de Portugal para os Estados Unidos”.

Como a Delta Air Lines tem um ‘hub’ no aeroporto John Fitzgerald Kennedy, os passageiros provenientes de Lisboa poderão fazer escala em Nova Iorque rumo a outros destinos com elevada procura, como Los Angeles, Boston, Chicago, Miami ou San Francisco.

“É muito importante receber uma das maiores companhias aéreas do mundo, principalmente num mercado tão relevante como o americano”, acrescenta o diretor do Aeroporto Humberto Delgado, João Nunes: A rede de ligações a partir de JFK vem melhorar ainda mais a conectividade e a oferta do aeroporto de Lisboa”.

Em destaque

Subir