Apresentações/Novidades

Volvo V40 para acabar com a hegemonia alemã no segmento (fotogaleria)

volvo_v40A Volvo regressa em força ao segmento das carrinhas ‘premium’ do segmento médio, desafiando a hegemonia de modelos como a Audi A3, BMW Serie 1 ou Classe A, a preços competitivos. O que resulta, sem dúvida, da forte aposta dos novos proprietários chineses.

O modelo, apresentado no Salão de Genebra, incorpora as tendências estéticas inauguradas na última geração V 60, mais curvilínea do que a anterior. Quando se podendo dizer que é uma versão mais curta da sua ‘irmã mais crescida’.

As características desportivas e dinâmicas do exterior são acompanhadas pelo design interior, que alia a simplicidade a algum requinte, com a sensação de grande espaço amplificada com a presença do teto panorâmico. Isto sem descurar a grande aposta na segurança, que sempre foi a grande imagem de marca da Volvo.

Utilizando a mesma plataforma de origem Ford do S40 e do V50, a nova V40 é ligeiramente mais comprida que a sua antecessora – nomeadamente na distância entre eixos –, possuindo suspensões independentes, com sistema McPherson dianteiro e multibraços posterior. Algo que concorre para o maior espaço a bordo e bagageira.

O habitáculo identifica esta nova Volvo com os restantes modelos atuais da marca, nomeadamente no que se refere à consola central flutuante, mas agora ostenta um painel de mostradores mais desportivo e inteiramente digital, com um conta rotações de maior dimensão e em posição central.

A nova V40 está também equipada com o um sistema mais vanguardista existente no seu segmento, como é o dispositivo de alerta de colisão com sistema de Travagem Automática de Emergência e Deteção de Peões, que monitoriza tudo o que acontece diante do veículo.

Para complementar, esta nova carrinha da Volvo integra também o airbag para peões, que visa reduzir as lesões resultantes de atropelamentos em cidade, bem como o premiado City Safety numa nova evolução, que passa a funcionar até aos 50 km/h.

Mas a V40 não se fica por aqui e acrescenta ainda o sistema de alerta de transposição de faixa, o reconhecimento de sinais de trânsito e comutador automático de máximos, o sensor de ângulo morto (BLIS) – que inclui pela primeira vez ajudas para mudar de faixa (Lane Change Merge Aid) e alerta de tráfego cruzado (Cross Traffic Alert).

Além de tudo isto, a nova carrinha da Volvo inclui um conjunto muito completo de airbags frontais, traseiros e laterais, possuindo de série e em todas as versões airbag de joelhos. Um aspeto que visa reduzir as graves lesões, muitas vezes irreversíveis, provocadas por colisões frontais.

Graças à utilização de ligas e materiais mais leves, a V40 sofreu uma substancial redução de peso relativamente à sua antecessora, procurando aproveitar todo o potencial dos seus motores, nomeadamente o 1.6 Diesel de 115 cv que anima a versão D2.

A versão D2 será, sem dúvida, a mais procurada entre nós devido à fiscalidade, sendo comercializada entre nós a partir de 28150 euros. Bem menos do que a D4, animada com o 2.0 Diesel de 177 cv, proposta a partir de 34650 euros, e que a T4 a gasolina, equipada com um motor turbo de 180 cv, à venda desde 32955 euros.

Fotogaleria:
{gallery}imagens/galerias/volvo_v40_1{/gallery}

Em destaque

Subir